Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Loucura & Civilização

Livros que contribuem para a construção de novas formas sociais e técnicas no lidar com a loucura, a doença mental e o sofrimento humano, promovendo rupturas nas fronteiras entre disciplinas e saberes e estimulando debates na academia, nos serviços e na cultura.

Pensar a Loucura: trilhas literárias, culturais, históricas

Nesta coletânea de ensaios, treze pesquisadores de diversas áreas do conhecimento refletem sobre a loucura no amplo e multifacetado âmbito da cultura.

Romances, contos, textos memorialísticos, teatro, cinema e outras produções ensejam o pensamento sobre os "desvios da razão", sob ponto de vista da crítica literária e cultural, da historiografia e sociologia e do vasto campo da saúde mental.

Undefined

Linha Curva: o espaço e o tempo da desinstitucionalização, A

Disse certa vez o célebre arquiteto Oscar Niemeyer: “O que me atrai não é o ângulo reto, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. Me atrai a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, na onda do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito o universo inteiro, o universo curvo de Einstein”. Palavras que inspiraram o título deste livro de Ernesto Venturini, psiquiatra que contribuiu ativamente para a reforma psiquiátrica na Itália.

Português, Brasil

Psiquiatria Institucional: do hospício à reforma psiquiátrica

Trata do processo de transformação da Colônia Juliano Moreira (CJM), que foi um dos maiores e mais violentos manicômios brasileiros, e sobre as experiências de desinstitucionalização psiquiátrica em vários países, conduzindo a reflexão sobre a Reforma Psiquiátrica em curso no Brasil.  O autor é um dos pioneiros no processo da reforma e atuou durante muitos anos na CJM.

ESGOTADO | 228 páginas

ISBN: 85-7541-088-1. 2006. 

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Português, Brasil

Rupturas e Encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2011: categoria Psicologia e Psicanálise.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre os prêmios. 

 

Português, Brasil

Reforma Psiquiátrica: as experiências francesa e italiana

As instituições psiquiátricas brasileiras são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como das mais avançadas do mundo. Tais entidades vêm passando por mudanças desde sua criação, há pouco mais de duzentos anos. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, essas mudanças têm sido discutidas e questionadas com base nas experiências ocorridas em outros países. O conteúdo desse livro analisa dois grandes modelos de reforma pioneiros: o francês estatizante de setor e o italiano socializante.

Português, Brasil

Reforma Psiquiátrica, A

⭐ Finalista do Prêmio Jabuti 2009: categoria Educação, Psicologia e Psicanálise.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

Português, Brasil

Louco, a Rua, a Comunidade: as relações da cidade com a loucura em situação de rua, O

Os ‘loucos’ em situação de rua não escolheram viver nessa condição. Não estão vinculados a Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidades Básicas de Saúde (UBS) nem às Equipes de Saúde da Família (ESF). Não se conhece a história de vida desses indivíduos. E o único vínculo que eles mantêm é com a população do bairro por onde vagueiam. Os moradores do bairro, então, mesmo sem se darem conta disso, adquirem um saber sobre aqueles ‘loucos’. Investigar os ‘olhares’ desses moradores, para compreender o que pensem, sentem, dizem e fazem em relação aos ‘loucos’, é o objetivo do livro.

Português, Brasil

Itinerários da Loucura em Território Dogon

🏆 3o lugar no PRÊMIO JABUTI 2005: categoria Educação, psicologia e psicanálise.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

Português, Brasil

Esperança Equilibrista: cartografias de sujeitos em sofrimento psíquico

O livro analisa os tipos de cuidados que recebem os sofredores psíquicos e suas famílias, usuários de serviços de saúde mental de uma comunidade urbana: o modelo de atenção é padronizador, condicionando e determinando comportamentos e desconsiderando a autonomia e a liberdade como elementos de expressão do sofrimento.

Preço: R$ 30,00 | 216 páginas

Comprar este livro na Livraria Virtual

Português, Brasil

Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade

Composta por textos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, clínicos, enfim, de diferentes abordagens relacionadas à área. O livro procura, em especial, dar prosseguimento às questões suscitadas pelos pensadores Michel Foucault e Franco Basaglia, visando a provocar um debate acerca dos modos de subjetivação vigentes em nossa sociedade, assim como propor alternativas aos processos de patologização da experiência trágica da loucura. Destaque para um documento histórico sobre a visita que Olavo Bilac fez à seção de crianças do Hospício Nacional de Alienados, em 1905.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar