Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tenda da Ciência passa a se chamar Virgínia Schall, em memória à pesquisadora

Foto da Teda da Ciência

27/06/2016

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

O desenvolvimento das coleções de livros para crianças: Ciranda da saúde, Ciranda do Meio Ambiente e Ciranda da Vida, amplamente utilizadas em escolas públicas e a criação de jogos, como Zig-Zaids que aborda a Aids no universo pré-adolescente, a coordenação no processo de implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde no Centro de Pesquisa do René Rachou (Fiocruz Minas) são algumas das muitas contribuições de Virgínia Schall. Os atributos são mais que suficientes para a homenagem do próximo dia 29 de junho: o Museu da Vida dará à Tenda da Ciência o nome da pesquisadora. A data será comemorada com atividades durante todo o dia no evento Educação, Ciência e Saúde com Poesia: vida e obra de Virgínia Schall, incluindo apresentação de peça, mesa-redonda, leitura de poesias e, encerrando a programação, o descerramento de placa no espaço dedicado aos espetáculos teatrais.

Psicóloga, doutora em Educação e pesquisadora titular da Fiocruz, Virgínia Schall morreu em abril de 2015. O dia de homenagens contará com a participação do presidente da Fiocruz Paulo Gadelha, da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Nísia Trindade Lima, do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC) Paulo Elian, da diretora do Centro de Pesquisas Renê Rachou (Fiocruz Minas) Zélia Profeta, do diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Wilson Savino, da família e de pesquisadores, professores e alunos que conviveram com Virgínia.

A programação inclui o espetáculo inspirado no texto do cordelista José Mapurunga. A peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca é a história do casal João e Rebeca - apaixonados nos moldes de Romeu e Julieta – e serve de pano de fundo para abordar a questão da Aids entre os jovens.

O chefe do Museu da Vida Diego Bevilaqua fará a mediação da mesa Educação, Ciência e Saúde com Poesia: vida e obra de Virgínia Schall, com a participação dos convidados Pedro Jurberg, Lucia Rotemberg e Simone Monteiro (Instituto Oswaldo Cruz), Carla Gruzman (Museu da Vida/COC), Denise Nacif Pimenta (Centro de Pesquisas René Rachou) e Miriam Struchiner (Nutes/UFRJ).

Virginia Schall era consultora ad hoc do CNPq, da Capes, do Ministério da Saúde e do MEC, e atuava em vários programas de Pós-Graduação da Fiocruz.  Em 1990, ganhou o 11º Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Criador da honraria, o CNPq concedeu a premiação pelo conjunto de seus trabalhos destinados a divulgar, principalmente entre crianças cursando o primeiro grau, informações sobre higiene e doenças infectocontagiosas, iniciado em 1983 com um trabalho sobre esquistossomose e que evoluiu para a coleção Ciranda da Saúde e, depois, na criação da Ciranda do Meio Ambiente, anunciou por meio da comissão julgadora.

O presidente da Fundação lembrou a participação da pesquisadora no campo da divulgação. “Virginia teve participação fundamental na construção e no desenvolvimento da área de divulgação científica na Fiocruz. Foi peça chave na criação do Museu da Vida e de vários outros projetos de grande importância para a instituição. Atenciosa, generosa, foi uma pessoa agregadora, muito querida por todos que trabalharam com ela”, afirmou Paulo Gadelha.

Programação

9h – Abertura

9h20 – Espetáculo Teatral O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca

10h10 – Mesa de Abertura: Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz; Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz; Zélia Profeta, diretora do Instituto René Rachou; Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz.

10h30 – Mesa Redonda: Educação, Ciência e Saúde com Poesia: vida e obra de Virgínia Schall
Coordenação: Diego Bevilaqua, Museu da Vida/COC
Palestrantes: Pedro Jurberg, Lúcia Rotenberg e Simone Monteiro, do Instituto Oswaldo Cruz; Carla Gruzman, do Museu da Vida/COC; Denise Nacif Pimenta, do Centro de Pesquisas René Rachou; Miriam Struchiner, do Nutes/UFRJ.

14h – Homenagem da Fiocruz à família de Virgínia Schall
Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz); Nísia Trindade Lima (vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz)
Leitura de poesias
Abertura do microfone para homenagens

16h – Descerramento da placa

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar