20/06/2016
Por: alunos do PPGICS/Icict/Fiocruz
Para discutir os modos como o território – onde as pessoas vivem, exercem suas atividades e tecem suas relações sociais – conforma o acesso à saúde de acordo com seu perfil e necessidades, o Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) promove o Seminário Equidade no Território: as dimensões do acesso à saúde, dia 30/6, no auditório do Icict, das 9h às 12h.
O evento é um convite a pensar o acesso à saúde para além dos serviços, debatendo-se as configurações do território e das comunidades, muitas vezes negligenciadas, e questões que antecedem e influenciam a entrada do indivíduo nos serviços de saúde.
O seminário terá como palestrantes os professores Giuseppe Cocco (UFRJ) e Paulo Buss (Fiocruz), com mediação da professora Cláudia Travassos (Proqualis/Icict). Todos têm vasta obra voltada aos territórios e suas formas próprias de acessar e vivenciar a saúde, seja nos serviços, seja nas ações de prevenção, promoção e educação, bem como na reflexão.
São 40 vagas e haverá emissão de declaração de presença. As inscrições devem ser feitas na página do do evento.
Sobre os palestrantes
Giuseppe Mario Cocco – Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrante do Programas de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Informação (Ibict/UFRJ). Editor das revistas Global Brasil, Lugar comum e Multitudes (de Paris). Coordena as coleções Espaços do Desenvolvimento e A Política no Império. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, comunicação, globalização, cidade, fordismo e cidadania. Publicou com Antonio Negri o livro GlobAL: Biopoder e lutas em uma América Latina globalizada. Seu último livro é KORPOBRAZ: Por uma política dos corpos.
Paulo Marchiori Buss – Coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, representa o Brasil no Conselho de Saúde da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Recentemente, foi nomeado membro do painel da Comissão de Alto Nível de Avaliação de Equidade e Desigualdades na Saúde nas Américas, da Organização Pan-Americana da Saúde. Desde 1976, é pesquisador e professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Doutor Honoris Causa pela Universidade Isalud, da Argentina, e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. Em 2010 e 2011, foi vice-presidente do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde, representando o Brasil entre 2008 e 2011. Foi presidente da Fiocruz de 2001 a 2008, e diretor da Ensp/ Fiocruz por duas vezes. Recebeu da Presidência da República a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico e a Ordem de Rio Branco, esta por relevantes serviços prestados à política externa.
Claudia Maria de Rezende Travassos – Pesquisadora titular do Laboratório de Informações em Saúde (LIS) do Icict/Fiocruz. Desenvolve pesquisa em Saúde Coletiva, nos seguintes temas: equidade, avaliação de sistemas e serviços de saúde, acesso e utilização de serviços de saúde, qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente, e comercialização do cuidado de saúde. É membro do corpo editorial do International Journal for Equity in Health e editora emérita do Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz. Foi membro do Comitê Científico do Observatório sobre Iniquidades em Saúde, em 2010 e 2011, e do comitê executivo da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde, em 2006 e 2007. Participou do Grupo Técnico que elaborou os Suplementos Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 1998, 2003 e 2008. Foi fundadora e coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), do qual é hoje consultora.