30/06/2014
Por: Tatiane Vargas / Ensp
Os agrotóxicos são considerados extremamente relevantes no modelo de desenvolvimento da agricultura no Brasil. Somos o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. Em decorrência dessa importância, tanto em relação à sua toxicidade quanto à escala de uso, eles possuem uma ampla cobertura legal no país, com um grande número de normas legais. O referencial legal mais importante é a Lei nº 7802/89, que rege o processo de registro de um produto agrotóxico, regulamentada pelo Decreto nº 4074/02.
Para serem produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados, os agrotóxicos devem ser previamente registrados em órgão federal, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.
No entanto, algumas mudanças vêm acontecendo no âmbito da legislação no Brasil. Para explicá-las, e as possíveis consequências à população, a ENSP TV conversou com o pesquisador do Centro de Estudo da Saúde Trabalhador e Ecologia Humana da Escola, Luiz Cláudio Meirelles, que comentou o atual cenário da regulação no país, falou sobre o lobby praticado pelas indústrias, além de citar como a Fiocruz - através de diversas ações - vem atuando contra o uso de agrotóxicos no Brasil.
Veja a entrevista acima ou acesse o canal da Ensp no YouTube.