Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia Mundial da Saúde chama atenção para aumento de população hipertensa


09/04/2013

Informe Ensp

Compartilhar:

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, teve, neste ano, ações relacionadas à prevenção e ao controle da hipertensão, promovidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também chamada de pressão arterial elevada, a hipertensão é reconhecida como um problema mundial: estima-se que um em cada três adultos de 25 anos ou mais, totalizando cerca de 1 bilhão de pessoas, seja afetado pela doença.

Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), uma investigação multicêntrica de corte composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, 37% (5.667) da população brasileira estudada foi classificada como hipertensa.

Com foco na prevenção e no controle da doença, a OMS faz um alerta de conscientização sobre a necessidade de cada indivíduo conhecer sua pressão arterial. Segundo a organização, muitas pessoas não sabem que têm pressão arterial elevada, porque ela nem sempre causa sintomas. A consequência disso são as mais de 9 milhões de mortes a cada ano, sendo quase a metade por doença cardíaca e derrame.

Por meio do Projeto Elsa, foi constatado que das 5.667 pessoas estudadas e que foram classificadas como hipertensas, quase 23% não sabiam do problema. O estudo também oferece um método de análise do comportamento da pressão arterial, por meio da monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa), que mede a pressão do participante durante 24 horas.

Sobre o Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado, anualmente, em 7 de abril para comemorar o aniversário da fundação da OMS, em 1948. A cada ano, um tema é selecionado para destacar uma área prioritária de preocupação de saúde pública no mundo.

Leia mais no Informe Ensp.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais na web

Voltar ao topoVoltar