21/03/2013
Informe Ensp
A Associação Terrapia inicia, nesta quinta-feira (21/3), o primeiro ciclo de 2013 dos Seminários de Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente. A participação é gratuita, mas como o número de vagas é limitado, os interessados em participar devem procurar a horta ou fazer contato via e-mail (terrapia@ensp.fiocruz.br).
Os seminários consistem em encontros semanais, realizados na horta do Terrapia, localizada no campus Manguinhos (RJ). Com duração de seis meses – dois por ano, de março a julho / de agosto a dezembro –, são realizadas palestras que ensinam a germinar sementes, preparar suco de clorofila, compartilhar práticas de compostagem doméstica, além de culinárias para o almoço e degustação de todas as receitas feitas em grupo.
Além dos seminários, o projeto conta com uma variada programação. Só para este ano, por exemplo, serão realizadas oficinas e cursos de formação de educadores. Este, segundo a diretora do Terrapia, Cynthia Brant, forma cerca de dez novos chefs e educadores a cada semestre.
"Para o semestre que se inicia, nossa ideia foi ampliar para duas vezes por semana o número de aulas. Além disso, estamos mobilizando a população para participar dos mutirões da horta, que acontecem às terças, a partir das 8 horas, em nosso espaço", diz.
Com cerca de 150 frequentadores das atividades, o projeto assume um importante papel na melhora da qualidade de vida das pessoas, entre elas os próprio servidores da Fiocruz e os moradores das comunidades ao redor do campus.
As atividades pretendem desenvolver habilidades práticas com o alimento vivo, estimular reflexões teóricas sobre o meio ambiente, além de fomentar estratégias naturais de cuidado com a saúde e a natureza.
Sobre o Terrapia
Fundada em 1997, a Associação Terrapia é desenvolvida por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Referência na alimentação viva, o projeto conta com atividades gratuitas, feitas sempre em grupo, como: dicas para escolher o alimento, germinar, preparar e saborear refeições que não precisam ser cozidas, nem mantidas em geladeira. A ideia é disseminar princípios e hábitos de vida ecológicos.
Leia mais no Informe Ensp.
Acesse a página do Terrapia.
"Estamos mobilizando a população para participar dos mutirões da horta, que acontecem às terças, a partir das 8 horas, em nosso espaço" (Cynthia Brant)
Mais em outros sítios da Fiocruz