Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Silvia Gerschman

Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro

O contexto concreto do estado do Rio de Janeiro, com sua desigual distribuição de benefícios entre pessoas e municípios, é o cenário desta coletânea. Com números, entrevistas, análises históricas e institucionais, o objetivo do livro é tratar o tema das políticas sociais no Rio de Janeiro em duas perspectivas. “A primeira é a análise das políticas de saúde segundo a abordagem da gestão política, do papel do Poder Legislativo e da regionaliza­ção estadual.

Português, Brasil

Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS

Trata-se de um dos mais abrangentes, profundos e qualificados exercícios analíticos sobre o sistema de saúde brasileiro desenvolvido nos últimos anos. O livro inclui artigos de diferentes autores sobre as diversas fases do SUS, abordando temas como situação de saúde, financiamento do SUS, C&T em saúde, os trabalhadores da saúde no país, a descentralização, os conceitos de saúde, a universalização versus a focalização, o público e o privado, o modelo de atenção à saúde praticado e a estratégia da saúde da família.

ESGOTADO (impresso)  | 504 páginas

 

Português, Brasil

Miragem da Pós-Modernidade: democracia e políticas sociais no contexto da globalização, A

Resultado do seminário 'Democracia, Reforma do Estado e Globalização: dilemas e perspectivas', traz contribuições de professores de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e de outros países sobre a globalização. Os artigos têm como pontos comuns - e espinha dorsal - o empenho em resgatar a dimensão política do processo, relativizar a inexorabilidade dos atuais diagnósticos 'técnicos' do momento atual e rediscutir a democracia no capitalismo contemporâneo.

Português, Brasil

Democracia Inconclusa: um estudo da reforma sanitária brasileira, A

Trata do papel dos movimentos sociais em saúde no processo de reformulação da política de saúde, plasmado na Constituição de 1988 e denominado de Reforma Sanitária brasileira. Os percalços da sua implementação são analisados no contexto do processo de democratização do País ocorrido nos últimos 10 anos. A autora contribui para a interpretação da problemática da saúde no Brasil contemporâneo, sem a qual não se pode falar em democracia e cidadania.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar