Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Luis David Castiel

À Procura de um Mundo Melhor: apontamentos sobre o cinismo em saúde

O cinismo está entre nós – e se manifesta, inclusive, no âmbito de publicações acadêmicas e em condutas e prescrições médico-sanitárias. Escrito no gênero ensaio, com boas pitadas de humor irônico, inclusive sob a forma de cartuns, os textos deste livro pretendem “considerar a naturalização do cinismo que nos envolve e também a muitas práticas sanitárias para saber como demarcar e dimensionar o enfrentamento diante dos poderes que obstaculizam o acesso a um mundo melhor”.

Português, Brasil

Lagarto e a Rosa no Asfalto: odontologia dos desejos e das vaidades, O

Os belos sorrisos que estampam as propagandas não deixam entrever o quão complexas podem ser as relações da odontologia com a sociedade contemporânea. A ciência e a clínica odontológica têm entre si e com a sociedade capitalista consumista relações biopolíticas, marcadas por disputas epistêmicas e de poder. Nesse contexto, novos produtos e procedimentos médico-odontológicos são crescentemente oferecidos como mercadorias e desejados por razões de ordem estética e cosmética.

Português, Brasil

Correndo o Risco: uma introdução aos riscos em saúde

Mostra como o risco se tornou um tema popular nas últimas décadas e como esse processo afetou o campo da promoção da saúde, incluindo questões associadas ao estilo de vida, à genética e aos contextos socioculturais. Além de discutir aspectos técnicos, metodológicos e teóricos, chama a atenção para exageros associados à percepção de constantes ameaças e à aversão obsessiva a todos os riscos.

Português, Brasil

Saúde Persecutória: os limites da responsabilidade, A

Os autores, ao cunharem a expressão ´saúde persecutória´, discutem a “complexa tarefa de avaliar a real efetividade das propostas individualistas hegemônicas de promoção em saúde centradas em evidências científicas” e as conseqüências de uma concepção de promoção e prevenção em saúde que, coerente com o liberalismo, minimiza a dimensão pública da responsabilidade pela saúde dos indivíduos.

Preço: R$ 20,00 | 136 páginas

Português, Brasil

Precariedades do Excesso: informação e comunicação em saúde coletiva

A obra parte do pressuposto de que vivemos tempos de tecnicismo, individualismo e consumismo, e de que o vigoroso desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, marcadamente a internet, cria uma polaridade entre tecnofóbicos e tecnofílicos, nem sempre se admitindo um lugar equidistante de temperança entre esses dois extremos.

Português, Brasil

Medida do Possível: saúde, risco e tecnobiociências, A

Discute os aspectos cruciais dos estudos sobre a saúde em nosso país, com um refinado tratamento não só dos aspectos científicos, filosóficos, éticos e políticos envolvidos nas práticas médicas. Também das teorias e pesquisas deste domínio sob a ótica de diferentes campos de saber, dentre os quais a antropologia do conhecimento científico, a filosofia da mente e as tecnobiociências.

Português, Brasil

Das Loucuras da Razão ao Sexo dos Anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica

Excessos: eles fazem parte do espírito de nossa época. E é justamente de excessos de que tratam os autores deste livro. Eles discutem, em especial, os excessos no campo da saúde pública e no território acadêmico, chamando atenção para “a dimensão ideológica que parece rodear muitas abordagens catastrofistas ditas racionais”.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar