Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Carlos E. A. Coimbra Jr.

Críticas e Atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina

A obra apresenta debates sobre temas que são prioridade do pensamento social e da prática em saúde do continente.  Aborda, do ponto de vista da antropologia, práticas de saúde e estudos de significados do corpo.  No campo da história, traz trabalhos importantes sobre a historiografia das enfermidades na América Latina.

ESGOTADO | 708 páginas

ISBN: 85-7541-061-X. 2005. il.

Conheça a Livraria Virtual da Editora Fiocruz

Português, Brasil

Saúde e Povos Indígenas

Traz contribuições que exploram aspectos biológicos, culturais e sociais da dinâmica de saúde e de doença de tais povos a partir de uma perspectiva bioantropológica. Com base em estudos de casos sobre sociedades indígenas experimentando acelerados processos de mudanças socioeconômico-culturais, os diversos autores proporcionam um panorama atualizado acerca da questão - saúde e doença na pré-história, sistema de crenças e práticas médicas, mudanças nos perfis de saúde -, ficando evidente a pluralidade teórico-metodológica que atualmente caracteriza as pesquisas.

Português, Brasil

Salud y Equidad: una mirada desde las ciencias sociales

A saúde da população mundial tem melhorado, porém, apesar do impressionante avanço tecnológico, ainda há graves problemas a superar - entre estes, o maior talvez seja a desigualdade. Diante de tal realidade, o tema da 'eqüidade em saúde' mostra-se de extrema relevância, uma vez que trata-se de assunto que merece os enfoques político, econômico, social e cultural.

Português, Brasil

Epidemiologia e Saúde dos Povos Indígenas no Brasil

Rica seleção de textos e experiências sobre a questão da saúde indígena no Brasil, originários de discussão em oficina de trabalho ocorrida no V Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Curitiba, 2002). Escrito por pesquisadores estudiosos das mais diferentes vertentes do assunto, traz importante e inovadora contribuição a tema que vem emergindo como de grande importância no âmbito da saúde coletiva no Brasil nos últimos anos.

Português, Brasil

Antropologia, Saúde e Envelhecimento

Coletânea de artigos que prentende desvendar os preconceitos sociais sobre a 'terceira idade'. A leitura proporciona acompanhar as transformações ocorridas nessa faixa etária, como o crescimento demográfico, e refletir sobre o idoso do futuro. Analisa-se, na obra, o envelhecimento sob o ponto de vista dos próprios idosos e idosas, revelando o que significa ser saudável para eles e elas. Vislumbra-se um idoso protagonista da própria história, em contraste com a ideia estereotipada do velho como um fardo para a família e sociedade.

R$ 27,00 (impresso) | 212 páginas

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar