Início do conteúdo

09/10/2017

Palácio Itaboraí recebe a ‘Expo-Japão: saúde, cultura e diversidade’

Insetos sendo expostos na mostra

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)*

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, recebe, a partir desta terça-feira (10/10), uma exposição que aproxima o Brasil e o Japão por meio da biodiversidade dos insetos. A Expo-Japão: saúde, cultura e biodiversidade leva o público a um passeio pelas belezas e curiosidades do conjunto de insetos presentes na fauna dos dois países. A mostra contará com uma homenagem ao bacteriologista japonês Hideyo Noguchi, que se dedicou intensamente às pesquisas de doenças infecciosas como leptospirose, sífilis, e febre amarela em diversos países, incluindo o Brasil, no início do século 20.

A cerimônia de abertura será realizada nesta terça, às 15h, no Palácio Itaboraí (Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso). Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz de 11 de outubro a 15 de dezembro, sempre de segunda à sábado, das 9h às 16h. A mostra é uma iniciativa do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, o Consulado do Japão e o Palácio Itaboraí.

Os visitantes terão acesso a diversos exemplares da maior coleção de insetos da América Latina, a Coleção Entomológica do IOC, com destaque para espécies típicas da biodiversidade do Japão. "A exposição contará ainda com insetos vivos que farão parte de atividades interativas com o público", destaca a curadora Jane Costa, chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC. A coleção possui cerca de cinco milhões de exemplares de insetos do Brasil e do mundo. A exposição apresenta, ainda, origamis em formato de insetos e materiais informativos sobre a importância dos insetos na cultura do país asiático. A mostra integrará as atividades do IOC durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 23 a 29 de outubro.

Serviço

Mostra Expo-Japão: saúde cultura e biodiversidade
Local: Palácio Itaboraí (Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso, Petrópolis)
Abertura: 10 de outubro, às 15h
Visitação: de 11 de outubro a 15 de dezembro, de segunda a sábado, das 09h às 16h
Informações: (21) 2562-1339
Entrada gratuita

*Edição: Vinicius Ferreira

Voltar ao topoVoltar