Início do conteúdo

25/01/2018

Fiocruz lança curso sobre chikungunya em inglês e espanhol

Mosquito aedes aegypti

Fonte: Campus Virtual da Fiocruz

A Fiocruz lança mais uma importante iniciativa para enfrentamento das arboviroses: o curso manejo clínico de chikungunya em inglês e espanhol. Aberto e gratuito, o curso está disponível na plataforma do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (CVSP Opas) – uma rede integrada na área de educação permanente em saúde. As inscrições vão até 31 de maio.

Trata-se de uma iniciativa da Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), integrante da Rede UNA-SUS, com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Secretaria Executiva da Universidade Aberta Aberta do SUS (UNA-SUS). O curso foi traduzido e adaptado para os dois idiomas, através de uma carta-acordo entre a Fiocruz e a Opas pelo CVSP/OPAS, em conjunto com a equipe do Campus Virtual Fiocruz, como explica sua coordenadora, Ana Furniel. “Já tínhamos colaborado para oferecer o curso sobre abordagem clínica de zika, durante a emergência da doença, com excelentes resultados para a região. Dando continuidade a este trabalho, agora com chikungunya, fortalecemos as redes colaborativas. É gratificante ajudar a levar um conhecimento fundamental para profissionais de saúde de países com poucos recursos, como Haiti ou Equador, por exemplo".

Ela destaca ainda a metodologia utilizada na adaptação e tradução dos conteúdos com o apoio da Opas: “Foi um trabalho que envolveu equipes multidisciplinares em diferentes países e cidades, estamos aprendendo muito e aperfeiçoando o método para que possamos aplicar em outros cursos com temas importantes para a região e ajudar profissionais de saúde no enfrentamento das arboviroses, quem sabe não conseguimos com a febre amarela?” conclui Ana Furniel, que coordena a iniciativa do CVSP no Brasil.  

Sobre o curso

O curso manejo clínico da chikungunya é aberto, gratuito, online e de autoaprendizagem. Ou seja: os estudantes acessam a plataforma do CVSP Opas livremente, fazem um cadastro e podem cumprir as 30 horas de duração do curso, no seu próprio ritmo, sem horários definidos, de forma autônoma.

Seu objetivo é a capacitação dos profissionais de saúde no desenvolvimento de competências para realizar ações de atenção à saúde da população. Dessa forma, o curso aborda as três patologias, a partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimento. O conteúdo aponta ainda para a importância da realização da anamnese e exame físico, que irão auxiliar no diagnóstico.

O curso é composto por duas unidades. A primeira traz informações sobre a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, ações de vigilância, organização do serviço de saúde, além de apresentar a importância da educação permanente em saúde. Já a segunda unidade apresenta casos clínicos, nos quais o profissional poderá refletir sobre a melhor conduta para realizar o manejo de pacientes com suspeita desta doença.

As inscrições ficam abertas até 31 de maio. Acesse os cursos no CVS Opas através dos links abaixo. A versão em português está disponível na UNA-SUS.

Manejo clínico da Chikungunya - Inglês
Manejo clínico da Chikungunya - Espanhol
Manejo clínico da Chikungunya - Português

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar