Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento em Bio-Manguinhos discute design e humanização de fragmento anti-trombotizado (2/3)


28/02/2018

Fonte: Bio-Manguinhos

Compartilhar:

Para discutir as principais tendências e desafios no campo dos fragmentos de anticorpos monoclonais recombinantes, que não possuem domínios constantes e são cada vez mais reconhecidos como potenciais terapêuticos para tratar uma ampla gama de doenças, a Gestão do Conhecimento de Bio-Manguinhos promove, no dia 2 de março, mais um Encontro da Linha Conexão Tecnológica.   

Nesse contexto, serão relatadas estratégias para engenharia de fragmentos de anticorpos recombinantes (scFv, diabodies, Fabs), a partir de hibridomas murinos, a sua humanização, o design de tags internas, permitindo a purificação eficiente em um único passo.

Para aprofundar a discussão, os conceitos serão apoiados por um estudo de caso consistente na humanização de um anticorpo monoclonal murino anti-trombótico, a seleção do melhor candidato entre fragmentos recombinantes, seu desenvolvimento farmacêutico e avaliação pré-clínica. Algumas armadilhas e gargalos serão discutidos.

Clique aqui para se inscrever

A palestra será em inglês, sem tradução simultânea.  

Palestrante

Philippe Billiald (PharmD, PhD) é atualmente professor de bioquímica na Universidade de Paris Sud (França), escola de farmácia e cofundador da Acticor Biotech, um spin off que desenvolve Fabs humanizados dedicados ao tratamento da trombose arterial. Sua pesquisa está focada no design de novos agentes terapêuticos baseados em anticorpos. Com seus colegas de trabalho ele criou anticorpos recombinantes neutralizando toxinas de escorpião e projetou novos formatos de anticorpos que protegem animais contra envenenamentos experimentais de escorpião. Ele também contribuiu para o desenvolvimento do ACT017, um Fab humanizado dedicado ao tratamento do AVC isquêmico agudo que está agora em fase inicial de ensaios clínicos.    

Encontros do Conhecimento: Design e humanização de um fragmento anti-trombotizado
Data: 2/3/2018
Horário: 9h30
Local: Auditório José Roberto Salcedo Chaves (6º andar - Pavilhão Rocha Lima)

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais na web

Voltar ao topoVoltar