Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz muda coordenação

Participantes da CPA sentados

09/06/2017

Por: Alex Bicca (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Em 7/06, a Comissão Própria de Avaliação (CPA/Fiocruz) realizou a sua primeira reunião após o credenciamento da Fiocruz como Escola de Governo pelo MEC, publicado na Portaria 331/2017do Diário Oficial da União. O encontro teve o objetivo de realizar uma retrospectiva dos contextos institucionais, das atividades que envolveram a CPA-Fiocruz no último semestre e processar a mudança na coordenação da CPA, - com a substituição da professora Tânia Celeste pela professora Isabella Delgado na presidência da CPA -, além de estabelecer as principais prioridades para médio e longo prazos.

A atividade contou com participantes no Rio de Janeiro e via web conferência: Tânia Celeste (presidente da CPA), Luciene Esteves e Alex Bicca (representantes dos egressos), Lenice Reis (representante dos docentes), Isabella Delgado (VPEIC), Paulo Carvalho (assessor da VPEIC na DIREB) e Sandra Benigno (secretaria executiva da CPA), participaram presencialmente; Geisa da Silva (representante do corpo técnico-administrativo), José Ivo Pedrosa (representante da Abrasco), Cláudia Brandão (representante da SGTES/MS) e Vera Kodjaoglanian (representante da gestão do ensino), participaram via web conferência.

A coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam abriu a reunião desejando um bom trabalho a todos. “Eu gostaria de dar as boas a Isabella, que é servidora INCQS, e que na gestão anterior era vice-diretora de ensino daquele instituto e aceitou esse desafio de presidir a CPA, seja muito bem-vinda”, afirmou Cristina.

Em seguida, a presidente da CPA, Tânia Celeste, fez uma breve retrospectiva das ações que ocorreram desde a última reunião da CPA ocorrida em dezembro de 2016.

Tânia relatou que esse período foi marcado por fatos significativos como a eleição para a presidência da Fiocruz. Em seguida, vieram as eleições das Unidades, em que toda a comunidade se viu novamente mobilizada. Em 06/04 a Fiocruz obteve a finalização do credenciamento como Escola de Governo junto ao Ministério da Educação (MEC). “Essa, portanto, é a nossa primeira reunião após o credenciamento e que foi motivo de muita alegria e em nossa Câmara Técnica de Ensino teve grande destaque. Esse fato merece ser muito comemorado, com todas as responsabilidades que ele tem nos trazido”, observou Tânia.

Segundo Tânia, o semestre foi utilizado pela adoção de estratégias de fortalecimento da CPA com uma busca ativa por recursos financeiros e por pessoas para integrarem a equipe, visando cumprir o Plano de Trabalho elaborado na reunião de dezembro.

“Escrevemos dois projetos que foram encaminhados ao Ministério da Saúde, negociamos com a vinda, de colegas de outras Unidades. A presidente da CPA destacou a importância da professora Isabella Delgado para a função de presidente, pela sua experiência, engajamento, perfil profissional e pessoal, que corresponde às características do presidente de CPA de uma instituição como a Fiocruz.

 “Eu quero agradecer a forma carinhosa e acolhedora com a qual eu fui recebida pela equipe da VPEIC. Tenho 15 anos de INCQS e seis anos de vice direção de ensino, onde tive oportunidade de trabalhar com uma equipe multidisciplinar com todas as modalidades de ensino e o meu compromisso é de estar mais próxima para poder avançar”, avaliou Isabella.

Com essa definição, Tânia Celeste se dedicará com mais exclusividade ao lato sensu da Fiocruz, vinculada à Coordenação Geral de Pós-Graduação e exercendo a atividade de coordenadora adjunta do Lato Sensu. “Passo a exercer o meu papel na gestão do lato sensu. Estamos estruturando o espaço, com infraestrutura necessária, para nos dedicarmos à organização do ensino lato sensu na instituição”, concluiu Tânia.

Encaminhamentos

Na sequência, os participantes debateram as principais prioridades de ações de médio e longo prazos para a CPA. Tomando como base o Plano de Trabalho foi definido que a CPA vai encaminhar à CGPG um relatório elaborado por membros da CPA, com análises e sugestões sobre o SIGA. Também foi aprovado o regimento interno da CPA que será encaminhado para validação em reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz, conforme previsto nas normas gerais de funcionamento da CPA.

Outro ponto aprovado pelos participantes foi o projeto chamado “CPA Itinerante”, que consiste em divulgar a CPA nas Unidades da Fiocruz e compartilhar experiências de gestão desenvolvidas pelas Unidades. A atividade será realizada em parceria com a VPEIC, e nessa oportunidade será discutido o PPP e o PDI da Fiocruz e as bases de funcionamento da gestão do ensino na instituição.

As Unidades terão oportunidade de expor suas experiências na área de gestão do ensino, e de dar sugestões ao processo de implantação da Escola de Governo da Fiocruz.

Será também retomado nos próximos meses o mapeamento de experiências de avaliação dos cursos existentes na Fiocruz iniciado nos últimos meses. Também será retomado no próximo semestres o projeto de avaliação de egressos.

A reunião foi considerada muito boa por todos os participantes, sendo destacado o quanto tem sido valiosa a experiência para os membros da CPA e para o aperfeiçoamento do processo de credenciamento ocorrido em 2017.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar