Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comitê de Gênero e Raça


18/05/2015

Keila Maia

Compartilhar:

Desde 2009, a Fiocruz conta com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que tem por objetivo promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas. A iniciativa do Governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma o compromisso de promoção da igualdade entre os sexos, inscrito na Constituição Federal de 1988.

“É mais uma forma de assegurar que o gênero ou a raça não exerçam qualquer influência em relação às oportunidades. É uma ação de governo, que tem permitido uma troca bastante positiva entre as várias unidades da Fundação”, afirma a pesquisadora Christina Maria Morais, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), uma das integrantes do comitê.

Formada em engenharia química, Christina é a primeira negra com título de doutorado em vigilância sanitária. Para ela, que está na Fiocruz há 32 anos, os preconceitos enfrentados cotidianamente na sociedade serviram de estímulo para buscar conhecimento.

“Não dá para fingir que as barreiras não existem. Para uma mulher negra, é, certamente, sempre mais difícil sobressair profissionalmente. Mas também não dá para se paralisar por conta disso. É preciso erguer a cabeça e correr atrás. Incentivar e participar de iniciativas como o Comitê de Gênero e Raça também ajuda a quebrar paradigmas”, destaca.

Entre as ações realizadas pelo Comitê de Gênero e Raça da Fiocruz estão o mapeamento de dados dos componentes da força de trabalho da Fundação, a estruturação de uma comissão para solucionar possíveis casos de assédio moral ou sexual na instituição, além da elaboração do Dicionário Feminino da Infâmia, desenvolvido por pesquisadores de renome envolvidos em questões relacionadas à violência contra a mulher e que será distribuído aos serviços de saúde para capacitar os profissionais que atuam nessa atividade.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar