Quais são as contraindicações da vacina contra a febre amarela?
A vacina é contraindicada nos seguintes casos:
- Crianças menores 6 meses de idade.
- Doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde.
- Histórico de reações anafiláticas a ovos de galinha e seus derivados, gelatina, eritromicina e canamicina.
- Gestantes, a não ser em situação epidemiológica com alto risco de exposição, seguindo recomendações expressas das autoridades de saúde.
- Imunodeficiência congênita ou secundária por doença (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc.);
- História de doença do timo, como miastenia gravis, timoma ou timectomia.
Porém, outros grupos também devem tomar cuidados e precauções: a vacinação em pacientes com histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina febre amarela (ovo de galinha, gelatina, eritromicina ou canamicina) somente deverá ser realizada após avaliação médica. A vacina não é contraindicada em pacientes infectados com HIV, desde que sejam assintomáticos, ou a critério médico. Mulheres grávidas só devem ser vacinadas com orientação médica, embora não existam evidências de que possa provocar alterações nocivas em fetos.
Existe, ainda, a possibilidade de a vacina ser excretada no leite humano e de causar eventos adversos mais numerosos em pessoas com mais de 60 anos e em pessoas com doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico. Portanto, a vacinação desses dois grupos deve seguir orientação médica a partir de seus riscos e benefícios.
Fonte: Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Perguntas relacionadas