Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sexta Mostra Audiovisual Joaquim Venâncio recebe inscrições até 26/9

Boneco estilizado, com câmera no lugar do rosto, equilibra cartas de baralho

12/09/2016

Compartilhar:

Estão abertas, até 26 de setembro, as inscrições para a 6ª Mostra Audiovisual Joaquim Venâncio. Vídeos produzidos por estudantes serão selecionados para exibição, nos dias 24 e 25 de novembro, na Fiocruz. Podem participar alunos matriculados nas diferentes séries do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos.  Serão aceitos curtas-metragens com até 15 minutos de duração - incluindo créditos - produzidos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

A Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio

Realizada desde 2011, congrega alunos e professores do ensino fundamental e médio, em um encontro voltado à exibição da produção audiovisual estudantil.

Configura-se, principalmente, como uma proposta de incentivo, buscando aproximar alunos de escolas públicas – historicamente distantes de processos de utilização de tecnologias associadas à estética – do exercício da investigação, do pensamento, indo além do tecnicismo e da preocupação exclusiva com o produto final, provocando a discussão acerca das produções audiovisuais e de sua homogeneização.

Sua programação tem contemplado o debate com diretores e produtores do cinema nacional, com educadores ligados à difusão e implementação de projetos de educação audiovisual no país, bem como a realização de oficinas dedicadas à exploração lúdica de gêneros e técnicas diversas (luz, som, sonoplastia, animação, roteiro, videoclipe etc).

Ao mesmo tempo, a Mostra tem favorecido a troca de experiências entre instituições e entidades ligadas à educação audiovisual, como o Cinead/CAP UFRJ, Cineduc, Mostra Geração/Festival do Rio, entre outras, consolidadas através da Rede Kino (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual). Esses encontros geram e se alimentam de parcerias com várias escolas que participam sistematicamente da Mostra, demonstrando um processo de consolidação e amadurecimento de seus projetos.

Leia mais sobre a Mostra

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar