Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Vida promove, em 29/11, encontro para discutir a biologia sintética e sociedade


24/11/2016

Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Compartilhar:

Para você, o que é vida natural? Pense por alguns segundos. Pensou? Beleza! Agora, o que vem à sua cabeça quando pensa em vida sintética? Não há resposta errada: toda imaginação é válida! Aqui no Museu da Vida, a gente adora essa mistura entre a realidade e a possibilidade. Que tal vir conversar com a gente sobre isso? O convite está lançado: no dia 29 de novembro, de 19h às 22h, vai rolar o evento “Curto-circuito: natural ou sintético?”, no Espaço Cultural Olho da Rua, em Botafogo, no Rio de Janeiro. 
 

Jogos, experimento de ciência, poesia, música,<Br> bate-papo com cientista... o público vai poder<br> conferir uma mistura de atividades! O evento é<br> para maiores de 16 anos.

Jogos, experimento de ciência, poesia, música, bate-papo com cientista... o público vai poder conferir uma mistura de atividades! O evento é para maiores de 16 anos.

Imagine uma mistura entre clima de boteco, galeria de arte e atividades para botar a mão na massa. A ideia é trazer você para refletir com a gente sobre a biologia sintética. Você já parou para pensar nessa área? Ela é entendida por muitos cientistas como uma nova fase da engenharia genética, o que possibilita fazer modificações em microrganismos a partir de técnicas diferenciadas, mais baratas e eficazes. Mas essas modificações podem trazer dúvidas e questões éticas, o que é normal. No evento, queremos provocar reflexão sobre essas questões, de forma descontraída e com bastante música! No dia, vamos encorajar as discussões também pelas redes sociais do Museu da Vida: quem não for vai poder acompanhar nossa cobertura pelo Twitter (@MuseudaVida) e algumas postagens pelo Facebook (/MuseudaVida). Quer enviar alguma pergunta e participar pelo Twitter? Poste seu comentário e marque o perfil do MV ou a hashtag oficial do evento: #curtocircuitoMV.

O encontro faz parte das atividades do projeto Synenergene, uma iniciativa que mobiliza instituições ao redor do mundo em torno de um objetivo: dialogar com a sociedade sobre inovação e pesquisa responsável em biologia sintética e bioengenharia. O Espaço Cultural Olho da Rua está localizado na rua Bambina, em Botafogo, zona sul do Rio, nº 6. A entrada é gratuita: você paga apenas a consumação no local. 

O encontro conta com a parceria do Olho da Rua e do Museu Ciência e Vida, de Caxias, e com apoio do Ecsite (a rede europeia de centros e museus de ciência). Para mais informações, ligue para (21) 3865-2123 ou envie uma mensagem pelo Facebook do MV (/museudavida). A faixa etária do evento é para jovens e adultos a partir de 16 anos; jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável. Em breve, vamos divulgar a lista de atividades que vão rolar! A gente se vê por lá: convide os amigos, familiares e partiu!

Voltar ao topoVoltar