Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Malária é tema de debate no programa Sala de Convidados (16/8)


15/08/2016

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Compartilhar:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta a eliminação da malária em 35 países até 2030. O objetivo traçado em maio do ano passado também inclui a redução dos casos em 90%. Alinhado a esses objetivos, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Eliminação da Malária no Brasil, em dezembro de 2015. Segundo levantamento da pasta, em 2015 o Brasil registrou o menor número de casos da doença nos últimos 35 anos.

Mas se parece haver luz no horizonte, com o avanço dos tratamentos e a redução do número de casos, ainda há diversos obstáculos, como mostram os 143 mil casos notificados no ano passado, com 26 mortes. Dentro desse panorama o Sala de Convidados discute o tema Malária: Progressos e Desafios, nesta terça-feira (16/8), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Os novos tratamentos, o papel de instituições de ponta no combate à malária, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o trabalho do Ministério da Saúde, a prevenção, as dificuldades nas áreas endêmicas da doença, como a Região Amazônica, e o forte componente social no problema da malária estarão entre as questões que serão debatidas.

Os convidados são o médico e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro; o coordenador de Assistência Farmacêutica do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz), Antônio Carlos Morais; o vice-diretor de Gestão Institucional de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; e o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira.

Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem assistir pela Oi TV, canal 910. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar