Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

07/06/2019

Inscrições para os cursos de Nanobiossistemas terminam em 19/6


Por: Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Nanobiossistemas abriu inscrições para os cursos de mestrado e doutorado. Os interessados podem se inscrever até dia 19 de junho de 2019. Este programa é fruto de uma parceria de Bio-Manguinhos/Fiocruz com o Campus Duque de Caxias e Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/Ministério da Economia).

Marco Alberto Medeiros (Vice-Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico/VDTEC), Gisela Freitas Trindade, do Laboratório de Tecnologia Virológica (Latev) e Andreia de Almeida Aljan, do Departamento de Recursos Humanos (Dereh) são os principais envolvidos com a implantação do mestrado e doutorado em Nanobiossistemas. Confira o edital.

O objetivo deste programa é implementar os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos através de um projeto de cooperação entre diferentes instituições para propiciar a formação de recursos humanos em áreas tecnológicas chaves como Biotecnologia e Nanotecnologia, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “Para o Instituto, esta parceria representa o fortalecimento da interação com a Academia e formação de pesquisadores de alto nível capazes de oferecer soluções para os problemas de saúde do país usando a Nanotecnologia. Bio-Manguinhos conta com 11 doutores que fazem parte do corpo docente para ministrar as disciplinas Imunobiológicos I e Imunobiológicos II”, detalhou Gisela.

Com área de atuação em Nanobiossistemas Aplicados à Saúde e ao Meio Ambiente, o programa se concentra em três linhas de pesquisa principais: Aplicações de Nanobiossistemas, Modelagem e Simulação de Nanobiossistemas e Síntese e Caracterização de Nanobiossistemas. O programa assume o desafio de desenvolver pesquisas que gerem novos conhecimentos em ciência básica assim como sua implementação de modo a gerar soluções tecnológicas inovadoras. Nesse programa, o estudante/pesquisador irá encontrar um ambiente essencialmente interdisciplinar para desenvolver sua pesquisa em diversas áreas desde a ciência básica até a busca por soluções tecnológicas inovadoras.

Os doutores de Bio do corpo docente são: Akira Homma, Carolina Lessa Aquino, Cristina Possas, Luciane Gaspar, Marcos Freire, Marco Alberto Medeiros, Sheila Maria Barbosa de Lima, Ana Paula Dinis Ano Bom, Patricia Cristina Neves, Haroldo Cid da Silva Junior e Sotiris Missailidis.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar