Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

08/04/2019

Agenda Fiocruz - 8/3 a 12/3

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

SEGUNDA-FEIRA: 8/4

4º Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, de 8 a 11 de abril, no auditório da Fiocruz Pernambuco. O encontro tem como objetivo proporcionar discussões acadêmicas que contribuam para a divulgação qualificada da produção científica sobre esse patrimônio, estimulando sua preservação e o intercâmbio de pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática.

TERÇA-FEIRA: 9/4

4º Simpósio de Pesquisa e Inovação do IOC. Sob o tema “ações inovadoras para a produção científica”, a atividade ocorre de 9 a 11 de abril, no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva. Confira a programação no site do IOC.

Seminário Temático da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC. Conferência de Promoção da Saúde. Palestrante: Luciana Garzoni (Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC)
Horário: 10h
Local: Parque da Ciência – Museu da Vida

QUARTA-FEIRA: 10/4

Bio-Manguinhos promove mais um Encontro da Linha Governança e Gestão: Gestão do conhecimento científico em saúde no Arca
Horário: 8h30
Local: Auditório José Roberto Salcedo Chaves (6º andar do Pavilhão Rocha Lima)

Mestrado em Biologia Parasitária do IOC: Interação de Toxoplasma gondii e células epiteliais intestinais de felinos, in vitro. Autora: Leticia Campos Medeiros. Orientadora:  Helene Santos Barbosa
Horário: 10h
Local: auditório do Pavilhão Carlos Chagas

Seminário Discente da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC. Caracterização molecular de Pseudomonas aeruginosa produtoras de carbapenemases no Brasil. Aluno: Ivson Cassiano de Oliveira Santos. Orientadora: Ana Paula D' Alincourt Carvalho Assef. Caracterização molecular e funcional de proteínas com propriedades antiofídicas isoladas do soro de Didelphis marsupialis da Colômbia. Aluno: Luis Miguel Munoz Gómez. Orientadores: Ana Gisele da Costa Neves Ferreira e Jonas Perales 
Horário: 13h30
Local: sala 12 do Módulo de Expansão do Ensino – Pav. Arthur Neiva

Lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco e comemoração dos 33 anos do Icict
Horário: 13h30
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos
Inscrições: htpps://eventos.icict.fiocruz.br

QUINTA-FEIRA (11/4)
Seminário Vigilância em Saúde do Trabalhador: Formação para ação. O evento terá o lançamento do livro dos grupos situações-problemas do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-Visat).
Horário: 9h
Local: Salão internacional da Ensp (4º andar)

Palestra Manicômio Judiciário da Ensp. Material de lançamento do Ministério Público.
Horário: 9h às 17h
Local: Salão Internacional da Ensp (4º andar)

Encontro às Quintas da COC. Tema: Looking beyond the psychedelic 60s: mescaline experiments in the early twentieth century. Convidada: Jelena Martinovic (Université de Lausanne/University College London)  
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS

Ciclo de Debates – 40 anos do Plano de Ação de Buenos Aires, com o diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss. 
Horário: 14h
Local: auditório interno da Fiocruz Brasília

Palestra Zebrafish: o peixe que está conquistando a ciência. Palestrante: Renata Jurema Medeiros (Laboratório de Fisiologia do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS)
Hora: 14h
O evento é gratuito, aberto ao público geral e não requer inscrição prévia

SEXTA-FEIRA: 12/4
Doutorado em Biologia Celular e Molecular do IOC: Modulação metabólica induzida pelo Mycobacterium leprae e implicações para a suscetibilidade à hanseníase. Autora: Rychelle Clayde Affonso Medeiros. Orientador: Milton Ozório de Moraes
Horário: 14h
Local: sala 6 do Pav. Cardoso Fontes

Mestrado em Biologia Parasitária do IOC: Caracterização fenotípica e funcional de células natural killer (Nk) durante a infecção pelos vírus dengue e/ou zika. Autor: Gabriel Macedo Costa Guimarães. Orientadora: Elzinandes Leal de Azeredo. Co-orientadora: Mariana Gandini
Horário: 10h
Local: auditório do Pav. Carlos Chagas

Sessão especial do Centro de Estudos do IOC: Ciclo Carlos Chagas de Palestras. Projeto Selênio – avanços científicos e retorno ao portador da doença de Chagas. Palestrante: Tania Araújo-Jorge (Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC). Impactos do programa de exercícios físicos na capacidade cardiopulmonar do portador da doença de Chagas. Palestrante: Fernanda Sardinha (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas INI/Fiocruz)
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

Voltar ao topoVoltar