Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Fiocruz - 27/5 a 31/5

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

10/01/2018

Compartilhar:

SEGUNDA-FEIRA: 27/5
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Seminário Advocacy: O que é? Como se faz? Experiências na saúde pública e impactos no uso dos resultados das pesquisas científicas
Horário: 8h30
Local: Auditório do Museu da Vida
Confira a programação do seminário
Veja também programação do aniversário da Fiocruz
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Comemoração do Dia da Mata Atlântica: O Sertão Carioca de Armando Magalhães Correa
Horário: 9h
Local: Campus Fiocruz Mata Atlântica
Confira a programação do evento
 
Defesa de dissertação de mestrado profissional em Ciência em Animais de Laboratório no ICTB: Transplante ovariano alogênico heterotópico para recuperação de linhagens de camundongos (Mus musculus). Por Alessandra Santos Feijó da Silva Souza. Orientador: Luciene Paschoal Braga Dias
Horário: 9h
Local: sala de aula 1 / ICTB
 
Agenda Laranja no IFF: Gênero, Saúde Mental e Cuidado
Horário: 9h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira / Anfiteatro A / IFF
 
Defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC: A assistência psiquiátrica no Brasil - as ações do Ministério da Saúde (1961-1979). Por André Luiz de Carvalho Braga. Orientadora: Ana Teresa A. Venancio (COC/Fiocruz).
Horário: 10h
Local: Sala 306 do Centro de Documentação e História da Saúde
 
Defesa de dissertação de mestrado em Biodiversidade e Saúde no IOC: Efeito da bioatividade de estirpes de bactérias entomopatogênicas sobre larvas e adultos de Musca domestica (Linnaeus, 1758) (Diptera: Muscidae) e Chrysomya putoria (Wiedemann, 1818) (Diptera: Calliphoridae) em laboratório. Por Lorrane de Andrade Pereira. Orientadora: Viviane Zahner.
Horário: 10h
Local: sala 05 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC
 
Defesa de tese de doutorado acadêmico em Saúde da Criança e da Mulher no IFF: A vida social das pílulas anticoncepcionais no Brasil (1960 - 1970) - uma história do cotidiano. Por Tânia Maria Dias. Orientadora: Claudia Bonan Jannotti.
Horário: 13h
Local: Sala 1 do Departamento de Ensino / IFF
 
Seminário do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da COC / Mesa-redonda: Imagem, Mídias Sociais e Processos de Divulgação da Ciência. Por Frieda Marti, pesquisadora do Museu Nacional, e Fernanda Marques, jornalista do Museu da Vida (COC/Fiocruz).
Horário: 13h30
Local: Sala de Conferência / CDHS
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Conferência: A Ciência do Futuro e o Futuro da Ciência na Fiocruz. Por Erney de Camargo, Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (USP). Atividade será seguida por Roda de Conversa com 17 jovens cientistas da Fiocruz.
Horário: 14h 
Local: Auditório do Museu da Vida
Confira a programação do aniversário da Fiocruz
 
INI promove seminário: Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Fiocruz. Por Paula Xavier, coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.
Horário: 14h
Local: sala da Rede Rute / Prédio da Direção do INI
 
TERÇA-FEIRA: 28/5
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Lançamento da Coleção Memória Viva (Icict/Fiocruz). Primeiro título reeditado: O Massacre de Manguinhos. Lançamento do Documentário sobre a reintegração dos cassados. Roda de Conversa
Horário: 9h
Local: Auditório do Museu da Vida
 
Campanha dos colaboradores da Fiocruz Brasília para doação de sangue.
Horário: 9h
Local: Fundação Hemocentro de Brasília
 
Sessão extraordinária do Centro de Estudos do IOC: Plenty of data in the sea - metagenomics as a tool for fishing biological and biomedical insights. Por Rafael Ricardo de Castro Cuadrat, do German Institute of Human Nutrition, Department of Molecular Epidemiology. Mind the gap! On the good and bad practices in data management for Life Science. Por Maria Sorokina, da Friedrich-Schiller-Universität Jena, Cheminformatics and Computational Metabolomics. Mediador: Alberto D'Avila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC.
Horário: 10h
Local: sala 4 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC
 
Palestra no INI: Cuidados com a Chikungunya e outras Arboviroses para Promotores da Saúde Comunitária. Por André Siqueira, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do INI.
Horário: 11h30
Local: Sala 3 do Pavilhão de Ensino / INI
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Abertura da Feira Fiocruz Saudável.
Horário: 13h30
Local: Praça Pasteur
 
Defesa de mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores no IOC: Simuliidae (Diptera) nos polos sentinelas para oncocercose no Brasil. Por Raquel de Andrade Cesário. Orientadora: Marilza Maia Herzog. Coorientadora: Érika Silva do Nascimento Carvalho.
Horário: 13h30
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas e Maria Deane / IOC
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Homenagem prestada pela Presidência da Fiocruz aos trabalhadores com 30 anos de atividade. Entrega de placas e certificados.
Horário: 14h
Local: Praça Pasteur
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Balanço de Gestão.
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu da Vida
Confira a programação do aniversário da Fiocruz
 
QUARTA-FEIRA: 29/5
 
Ônibus da Justiça Itinerante
Horário: 8h
Local: Entrada social da Ensp
 
VI Encontro do IOC
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC
 
Defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC: O Brasil e a saúde global - uma análise da atuação diplomática brasileira em defesa do acesso a medicamentos antirretrovirais entre 1980 e 2007. Por Clarice Oliveira Nepomuceno. Orientador: Marcos Cueto (COC/Fiocruz)
Horário: 10h
Local: Sala 304 do Centro de Documentação e História da Saúde
 
Seminário Discente da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC: Estudo de variações nas proteínas E e NS1 na patogênese do vírus zika. Por Iasmim Silva de Mello. Orientadora: Myrna Cristina Bonaldo. Estudo sobre os mecanismos do comprometimento neurológico associado à esquistossomose. Por Emilio Telles de Sá Moreira. Orientador: Hugo Caire Castro Faria Neto.
Horário: 13h30
Local: sala 4 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC
 
Defesa de tese de doutorado acadêmico em Saúde da Criança e da Mulher no IFF: Análise dos casos de Gastroesquise no Estado do Rio de Janeiro. Por Camilla Ferreira Catarino. Orientadora: Maria Auxiliadora de S. M. Gomes.
Horário: 14h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira / Anfiteatro A / IFF 
 
QUINTA-FEIRA: 30/5
 
VI Encontro do IOC
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC
 
Defesa de dissertação de mestrado acadêmico em Saúde da Criança e da Mulher no IFF: Caminhos reprodutivos de mulheres com filhos e filhas vivendo com síndrome congênita do zika vírus. Por Milena da Cunha Ribeiro. Orientadora: Corina Helena Figueira Mendes.
Horário: 9h
Local: Sala 3 do Departamento de Ensino / IFF
 
Fiocruz Brasília promove: Visitas guiadas à exposição Morar em Liberdade
Horário: 9h às 17h 
Local: Escola Fiocruz de Governo
Mais informações 
 
Defesa de tese de doutorado em Biologia Parasitária no IOC: Diversidade, especificidade e distribuição geográfica de Trypanosoma spp. em mamíferos. Por Marina Silva Rodrigues. Orientador: Ana Maria Jansen Franken.
Horário: 9h30
Local: sala 14B do Pavilhão Hélio e Peggy Pereira / IOC
 
Ensp promove: Comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco
Horário: 10h
Local: Auditório do Icict
 
Sessão Nobre no IFF: Assim nasceu nossa história – Retrospectiva da área de Neonatologia do IFF/Fiocruz com a presença dos aposentados que fazem parte dessa trajetória
Horário: 11h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira / Anfiteatro A / IFF
 
Sessão Clínica no INI: Implicações Clínico-Epídemiológicas da Especiação no Gênero Paracoccidioides. Por Priscila Marques de Macedo, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa do INI.
Horário: 11h30
Local: Sala da Rede Rute / Prédio da direção do INI
 
Defesa de mestrado em Ensino em Biociências e Saúde no IOC: As possibilidades do saber popular sobre plantas para o ensino crítico de botânica - o que revela a pesquisa em eventos acadêmicos? Por Thiago José Jesus Rebello. Orientadora: Rosane Moreira Silva de Meirelles.
Horário: 13h30
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC
 
Palestra no INCQS: Impactos de poluentes químicos na disseminação da resistência aos antimicrobianos e suas implicações na saúde humana e no meio ambiente. Por Maysa Mandetta Clementino, curadora da Coleção de Arqueas de Referência em Vigilância Sanitária (Carvs).
Horário: 14h
Local: Auditório Sérgio Arouca/ INCQS 
 
Ensp promove: Cine Saúde – Central do Brasil
Horário: 14h
Local: Sala Mario Sayeg no prédio da Ensp
 
Palestra na Fiocruz Brasília: Planejamento e gestão da comunicação em instituições de saúde
Horário: 18h30
Local: auditório interno da Fiocruz Brasília
Mais informações
 
SEXTA-FEIRA: 31/5
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz -  Posse da Comissão de Honra dos 120 anos / Apresentação do Tour Virtual ao Castelo / Posse dos novos concursados
Horário: 9h
Local: Tenda da Ciência Virginia Schall
Confira a programação do aniversário da Fiocruz
 
Defesa de dissertação de mestrado profissional em Ciência em Animais de Laboratório no ICTB: Elaboração de um guia de implantação de sistemas de gestão da qualidade em biotério, com base na NORMA ABNT NBR ISO 9001:2015. Por Josilene de Jesus Souza. Orientadora: Célia Virginia Pereira Cardoso.
Horário: 9h
Local: sala de aula 1 / ICTB
 
Defesa de tese de doutorado em Biologia Celular e Molecular no IOC: Análise estrutural e molecular de aspártico peptidases em Trypanosoma cruzi. Por Keyla Cristiny da Silva Gonçalves. Orientadores: Claudia Masini d'Avila Levy e Rubem Figueiredo Sadok Menna Barreto.
Horário: 9h
Local: sala 14B do Pavilhão Hélio e Peggy Pereira / IOC
 
Defesa de tese de doutorado em Biologia Parasitária no IOC: Repertório de serina proteases como componentes do degradoma de Leishmania spp. Por Raquel Santos Souza. Orientador: Carlos Roberto Alves.
Horário: 9h30
Local: sala 1 do Pavilhão Arthur Neiva / IOC
 
Centro de Estudos do IOC: Adensamento urbano e os novos desafios para a saúde. Por Paulo Saldiva, da Universidade de São de Paulo (USP). Moderador: Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Malária do IOC.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC
 
Defesa de especialização em Entomologia Médica no IOC: Controle biológico de dípteros vetores no Brasil. Por Daislany Andreia da Silva Alves. Orientadora: Clara de Fátima Gomes Carvalho.
Horário: 10h
Local: sala 5 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC
 
Defesa de dissertação de mestrado acadêmico em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher no IFF: Avaliação da relação entre os agravos perinatais e a depressão pós-parto. Por Juliana Loureiro Silva de Medeiros. Orientador: Fernando Maia Peixoto Filho.
Horário: 11h
Local: Sala  do Departamento de Ensino / IFF
 
Defesa de dissertação de mestrado acadêmico em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher no IFF: Estudo descritivo molecular de pacientes com RASopatia. Por Thays Cristine dos Santos Vieira. Orientadora: Sayonara Maria de C. Gonzalez.
Horário: 13h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira / Anfiteatro A / IFF
 
Defesa de dissertação de mestrado em Informação e Comunicação em Saúde no Icict: Uma questão de Saúde Pública - aspectos socioambientais como determinantes de saúde. Por Jefferson de Matos Campos. Orientador: Carlos José Saldanha Machado (Icict/Fiocruz).
Horário: 13h30
Local: sala 401 do Prédio da Expansão
 
Comemorações dos 119 anos da Fiocruz - Entrega de diploma aos pesquisadores Eméritos: Euzenir Nunes Sarno; Renato Sergio Baião Cordeiro; Maria Cecília de Souza Minayo; e Paulo Marcos Zech Coelho.
Horário: 14h
Local: Tenda da Ciência Virginia Schall

Voltar ao topoVoltar