Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Memórias é a revista mais acessada na área de ciências biológicas


01/11/2016

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Com aproximadamente 2,8 milhões de acessos na plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online), que indexa revistas científicas de acesso aberto de 14 países ibero-americanos, além da África do Sul, a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é a publicação científica brasileira mais acessada na área de ciências biológicas. O levantamento foi realizado pelo portal Ciência em Revista e corresponde ao período de setembro de 2015 a agosto de 2016.

Pela primeira vez, o ranking considerou a divisão das revistas em oito áreas do conhecimento, conforme adotado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os periódicos classificados em primeiro lugar, Memórias é o único editado no Rio de Janeiro, ao lado de uma publicação do Rio Grande do Sul e seis de São Paulo.

Em 2015, a revista alcançou fator de impacto 1.789 e foi a mais citada da América Latina pela 11ª vez consecutiva, segundo o Journal Citation Reports, relatório que reúne indicadores de relevância das publicações científicas no mundo.

Criada por Oswaldo Cruz em 1909, a revista conta com sistema de submissão de artigos online e disponibiliza todo o conteúdo em sua página na internet, com gratuidade dupla, tanto para acesso quanto para publicação. O periódico também pode ser encontrado em bases de dados internacionais, como PubMed Central e Scopus. Recentemente, a revista lançou uma conta na rede social Twitter.

Mais na web

Voltar ao topoVoltar