Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estudo identifica mutação em vírus da hepatite C relacionada a câncer de fígado


24/03/2014

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Estudo de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do  Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) apontou, pela primeira vez, a recorrência de uma mutação no vírus da hepatite C (HCV), que pode ser usada para predizer o desenvolvimento de câncer de fígado.

O objetivo da pesquisa era investigar a relação virológica entre hepatites virais crônicas e o câncer de fígado, o que foi feito por meio da análise de 106 pacientes infectados com HCV.

Ao final, houve a constatação de que pacientes infectados com HCV e que apresentaram a mutação denominada R70Q também apresentaram câncer de fígado.  

De acordo com a pesquisadora Natalia Motta de Araujo, coordenadora do estudo, a mesma mutação já havia sido identificada no Japão e esta é a primeira vez que é identificada em cepas do vírus circulantes no Brasil.

“A hepatite C é a principal causa de hepatocarcinoma (câncer de fígado) nestes dois países. Pesquisas anteriores apontaram que a infecção crônica pelo HCV é responsável por 54% dos casos deste câncer no Brasil”, disse a pesquisadora ao site do IOC.

A detecção precoce do câncer de fígado poderá aumentar a possibilidade de cura. Esse tipo de câncer costuma ter progressão silenciosa e ser percebido apenas quando em estágio avançado, por isso as chances de cura atualmente é de apenas 15%, segundo as sociedades de pesquisa sobre a doença nos Estados Unidos e Reino Unido.

Leia a matéria na íntegra.

Voltar ao topoVoltar