Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS recebe o evento ''Mulheres na Ciência: Passado, Presente e Futuro''


17/02/2020

Por: João Boueri

Compartilhar:

No dia 11 de fevereiro, a Fiocruz Mato Grosso do Sul celebrou, no Auditório da Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O evento ''Mulheres na Ciência: Passado, Presente e Futuro'' marcou o  lançamento do Blog “Elas na ciência”, desenvolvido por quatro jovens estudantes do sexo feminino, regularmente matriculadas no ensino médio da Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos e contou com o apoio do vereador Otávio Trad. O projeto foi selecionado na chamada pública ''Mais Meninas na Fiocruz'' lançada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência. 

Com o intuito de atrair meninas para ter acesso e participação na ciência, principalmente jovens meninas que estão cursando o ensino médio, o blog foi criado para estimular as meninas a seguir carreira científica. O referido blog vai reunir reportagens, artigos, teses acadêmicas e filmes disponíveis no YouTube sobre a presença da mulher no meio científico. Além disso, as estudantes selecionadas serão incentivadas a identificar mulheres que ocupem posições de destaque no meio científico da cidade de Campo Grande – MS. O conteúdo elaborado permitirá a troca de experiências entre unidades e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz, dando acesso ao material produzido para a divulgação da temática de Mulheres e Meninas na Ciência. O site também homenageia as mulheres pesquisadoras ministrantes de pós-graduação na área da saúde na cidade de Campo Grande-MS.

Ao portal Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz, o pesquisador Drº Eduardo de Castro Ferreira, um dos idealizadores da iniciativa, comentou sobre a ansiedade das estudantes até o lançamento do Blog no evento ''Mulheres na Ciência: Passado, Presente e Futuro''. ''As alunas selecionadas para participarem do Blog se mostraram com grande expectativa referente ao evento de lançamento. Para elas, era a primeira vez que iam apresentar um trabalho feito por elas, diante de um público tão diverso. A expectativa se concretizou e a alegria foi grande frente aos frutos colhidos durante o evento. Entre eles, a oferta do vereador Otávio Trad, um dos apoiadores do projeto, em realizar uma moção de congratulações às meninas e à equipe do projeto frente ao trabalho que estamos realizando'', afirmou.

Pesquisador Drº Eduardo de Castro Ferreira

Foto: Fiocruz - MS

Uma pesquisa levantada pelas estudantes selecionadas do projeto revela que as mulheres professoras e pesquisadoras são maioria nas pós-graduações relacionadas a saúde oferecidas na cidade de Campo Grande-MS. Segundo a coordenação do projeto, os dados que alimentaram os indicadores do gráfico abaixo foram retirados dos portais oficiais das seguintes instituições: Universidade Católica Bom Dosco (UCDB),  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UMFS) e Universidade Anhanguera-Uniderp.

Em entrevista* às alunas selecionadas, a pesquisadora em saúde pública do Escritório Técnico da Fiocruz no Mato Grosso do Sul - MS Raquel Scopel, doutora em Antropologia Social, contou sobre a sua trajetória científica. ''Comecei na graduação trabalhando com pesquisa, sendo bolsista de iniciação científica no quarto período da faculdade e desde então não sai mais da carreira acadêmica. Hoje são mais de 20 anos atuando na área'', afirmou a doutora. 

A Direção da Escola Estadual Professor Sílvio Oliveira dos Santos solicitou a realização de outro evento de lançamento do Blog, dessa vez na própria escola, a ser realizado durante o mês de março. Ao encerramento da atividade, as alunas e a coordenação do projeto posaram para foto.

 

Foto: Fiocruz - MS

Na última terça-feira (18), a organização do evento e as estudantes foram novamente à Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS para receber a moção de congratulações oferecida pelo vereador Otávio Trad. Este comentou a importância da inciativa em pró da Ciência em seu município. ''No dia 11 de fevereiro foi comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Neste dia, o nosso auditório recebeu a Fiocruz - MS. Esta casa que tem nesses últimos anos voltado às palavras como inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo, possui obrigação de congratular as pessoas que vislumbram um momento científico inovador melhor para o município de Campo Grande'', afirmou.

Alunas e organização do evento ao receberem a moção de congratulações das mãos do vereador Otávio Trad

Foto: Fiocruz-MS

Acesse o blog ''Elas na Ciência''.

*Assista as entrevistas realizadas pelas estudantes da Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos.

Volver arribaVolver