Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Realizar cirurgia ginecológica de baixo e médio riscos - Fiocruz IFF/RJ

Realizar cirurgia ginecológica de baixo e médio riscos - Fiocruz IFF/RJ
Descrição

As cirurgias de pequena e média complexidade realizadas pelo IFF destinam-se ao tratamento da maioria das doenças ginecológicas como: hemorragias genitais; mioma uterino; cisto de glândula de bartholin; cistos paraovariano, aderências pélvicas; hidrossalpinge; sangramento na pós menopausa; espessamento endometrial na pós-menopausa; sangramento na perimenopausa com suspeita de lesão endometrial; pólipo endometrial; mioma submucoso; septo uterino e distopias genitais com indicação de cirurgia (prolapso do útero, cistocele e retocele e IUE) e patologias da mama e colo do útero com indicação de cirurgia e/ou necessidade de exérese cirúrgica da lesão.

 

Os procedimentos cirúrgicos ginecológicos realizados no  IFF na sua grande maioria são cirurgias histeroscópica e videolaparoscópicas e as vias abdominal,vaginal,mama são as mais utilizadas. São eles: avaliação de permeabilidade tubária, exérese de cisto paratubário, histerectomia total, miomectomia, ooforectomia, pan-histerectomia, laqueadura tubária por via vaginal ou videolaparoscópica, lise de aderências pélvicas, ressecção de lesão endometrial e salpingectomia. 

Instruções para atendimento
A paciente receberá as informações com data e horário programados para o teste de Covid e o agendamento da cirurgia (data de sua internação). A convocação segue a ordem de liberação do risco cirúrgico. O contato é realizado através dos telefones informados pela paciente no formulário de indicação de cirurgia e arquivo médico.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Terão acesso ao serviço mulheres encaminhadas pelo ambulatório de Ginecologia do IFF através do formulário Indicação Cirúrgica.
Etapas do serviço
Na recepção do IFF, apresentar o Cartão de Identificação IFF. Na recepção do Ambulatório de Ginecologia, entregar o Cartão de Identificação IFF para registro na Agenda Eletrônica. Na sala de Enfermagem, realizar o teste COVID e, caso o resultado seja positivo, a data da cirurgia será adiada por 2 (duas) semanas e a paciente aguardará a comunicação da área cirúrgica. Para a admissão cirúrgica, a paciente é encaminhada ao Arquivo Médico para registro e em seguida à Enfermaria da Ginecologia.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Cartão de Identificação IFF

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na recepção do IFF, no ambulatório de Ginecologia e na sala de enfermagem da Ginecologia. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF, Av. Rui Barbosa, 716, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de espera: Até 45 minutos
Esta etapa consiste em cuidados pré,trans e pós operatório. A preparação é realizada na Enfermaria, a fase trans é realizada no Centro Cirúrgico e a fase pós é realizada na Enfermaria da área da Ginecologia.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Exames

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na Enfermaria e no Centro Cirúrgico da Ginecologia. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF, Av. Rui Barbosa, 716, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de Espera: Até 5 dias
Esta etapa consiste na alta médica, avaliação e orientação pela equipe de enfermagem, fornecimento de medicamentos para uso domiciliar conforme prescrição da alta, agendamento de consulta do pós operatório no ambulatório de ginecologia e apresentação no Arquivo Médico para registro da alta.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Autorização de Saída
  • Receita Médica
  • Resumo de Alta
  • Licença Médica
  • Cartão de Identificação do IFF

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta atividade é realizada na Enfermaria, na Portaria do 3 andar, na Recepção do Ambulatório de Ginecologia e na Recepção do Arquivo Médico. Estes canais estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF, Av. Rui Barbosa, 716, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de espera: Até 60 minutos Observação: Após receber a alta hospitalar o paciente deverá retornar na data agendada para a consulta de pós operatório. O tempo transcorrido entre a alta hospitalar e o retorno para a consulta de pós operatório é de aproximadamente 10 dias.
Nesta etapa serão avaliadas as condições da paciente em relação à recuperação da cirurgia. Se for identificada alguma complicação a paciente será submetida à tratamento médico e cirúrgico, em função da gravidade do caso..

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Cartão de Identificação IFF

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa será realizada no consultório de ginecologia. Estes canal estão localizados no Instituto Fernandes Figueira - IFF, Av. Rui Barbosa, 716, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de espera: Até 40 minutos
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
20
Dias corridos
Atualizado em: 07/06/2022
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Avenida Rui Barbosa, 716 Flamengo
22250-020 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Telefone:
(21) 25541727 / (21) 25541728 / (21) 25541923
Acessibilidade:
  • Elevador


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Volver arribaVolver