03/07/2024
Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS)
Inovações Pedagógicas e Educação em Saúde e Jogos: outras formas de produzir saúde são os temas dos próximos webinários do Ciclo Fiocruz na Promoção da Saúde. Na quinta-feira, (4/7), às 15h, as pesquisadoras Paula Bonatto (Casa de Oswaldo Cruz/ Museu da Vida); Simone Freitas (Fiocruz Piauí) e Renata Maia (Instituto Oswaldo Cruz) conversam sobre Inovações Pedagógicas no campo da saúde e educação. A mediação fica a cargo de Marismary De Seta (Ensp).
Para falar sobre o desenvolvimento e o uso de jogos como ferramenta para produzir saúde, no dia 18/7, o Ciclo traz Marcelo Vasconcellos (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde); Islândia Sousa (Fiocruz Pernambuco/Instituto Aggeu Magalhães);Cynthia Dias (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), e mediação de Simone Freitas (Fiocruz Piauí).
A programação foi pensada com o intuito de debater e apresentar experiências inovadoras para a popularização da ciência, uma vez que os temas dialogam e estão inseridos no eixo educação-saúde.
Para o coordenador do Museu da Vida e membro da Câmara Técnica de Promoção da Saúde da Fiocruz, Alessandro Batista, métodos inovadores tornam o aprendizado mais envolvente e acessível, motivando os alunos a se interessarem mais pela ciência. “Isso pode incluir uso de tecnologias interativas, atividades práticas, simulações e jogos educacionais. Os conceitos científicos podem ser apresentados de maneira mais contextualizada e relevante para a vida cotidiana, o que ajuda a tornar a ciência menos abstrata e mais aplicável”, destaca.
Os painéis também abordarão metodologias ativas no ensino, que colocam o estudante no processo de construção do conhecimento, tornando-o protagonista do seu próprio aprendizado. Segundo Alessandro, essas metodologias são particularmente importantes na popularização da ciência e na promoção da saúde principalmente porque provocam a participação em debates, estudos de caso, projetos práticos, simulações e outras formas interativas de aprendizado, aumentando o engajamento das pessoas com os temas científicos e de saúde.
“Investir em inovações pedagógicas na educação científica não apenas melhora o processo de aprendizagem, mas também contribui significativamente para a popularização da ciência, tornando-a mais acessível, interessante e relevante para um público mais amplo. Além disso, incentivam as pessoas a refletirem criticamente sobre os problemas científicos e de saúde, questionando pressupostos e explorando diferentes perspectivas. Isso é essencial para o desenvolvimento de pensamento crítico, uma habilidade fundamental para a tomada de decisões informadas sobre questões de saúde”, afirma.
O Ciclo de webinários Fiocruz na Promoção da Saúde é promovido pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz. Os eventos serão transmitidos pelo canal da VideoSaúde Distribuidora Fiocruz no YouTube e terão tradução para Libras.