26/06/2024
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)
O professor da Universidade de Manchester (Reino Unido), Peter Freeman, dará um seminário no Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC) sobre uma ferramenta (software) chamada VariantValidator no dia 2 de julho, às 10h. O evento, intitulado "VariantValidator: Padronizando a nomenclatura de variantes na literatura para aumentar as taxas de diagnóstico", será realizado em inglês com tradução simultânea para português e espanhol, transmitido pelo canal de YouTube da VideoSaude Distribuidora. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.
O VariantValidator é uma ferramenta gratuita e de código aberto para validar descrições de variantes genéticas, sendo utilizada em laboratórios de diagnóstico e instituições de pesquisa em todo o mundo. A pesquisa de Freeman se concentra em bioinformática translacional em saúde, com o objetivo de melhorar a consistência de dados em bancos de dados e a literatura clínica usados em diagnósticos genômicos, especialmente na identificação de variantes de sequência. Na Universidade de Manchester, ele ensina como a bioinformática pode ajudar a determinar se variantes genéticas são patogênicas.
O seminário é organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, em colaboração com o PROCC e a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). Após o seminário, haverá uma apresentação para convidados do PROCC no Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) da Fiocruz.
Seminários PROCC: VariantValidator - Padronizando a nomenclatura de variantes na literatura para aumentar as taxas de diagnóstico
Dia 2 de julho de 2024, às 10h
Evento híbrido com transmissão ao vivo pelo YouTube
Links para transmissão:
Português: https://tinyurl.com/3uyhcj97
Inglês: https://tinyurl.com/mvnubupt
Espanhol: https://tinyurl.com/8aetrjdt