Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Radis lança edição especial com cobertura da emergência Yanomami


11/05/2023

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Duas casas da aldeia indígena Yanomami em Roraima. O chão é de terra é o local cercado por árvores baixas.
O povo Yanomami grita por socorro. As invasões provocadas pela mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), a maior do país, somada à negligência governamental dos últimos anos, levaram a um cenário de grave crise humanitária, com explosão de casos de malária e mortes de crianças por desnutrição. Em janeiro, o Ministério da Saúde decretou Emergência Sanitária de Importância Nacional (Espin) no Território Yanomami - o que significa, na prática, a convocação de esforços de diferentes instituições para solucionar os graves problemas que afetam a vida de 31 mil Yanomami que vivem na Terra Indígena. 

Radis esteve em Roraima e acompanhou de perto os esforços do SUS para salvar as vidas Yanomami. Ouviu profissionais de saúde, muitos deles indígenas, sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano. Conversou com lideranças e indígenas sobre a maneira como resistem e reaprendem estratégias de sobrevivência. Garantir o protagonismo indígena é uma das propostas dessa cobertura especial da Emergência Yanomami.  

Na edição, você confere também: o trabalho do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COE) para lidar com a crise; O cotidiano da Casa de Saúde Indígena (Casai) visto de dentro; A complexa operação de resgate de pacientes em território Yanomami de avião; O registro da Assembleia Indígena de Roraima que reivindica retirada completa do garimpo da TIY; Uma entrevista com Davi Kopenawa e seu filho, Dario, sobre as lutas do Povo Yanomami e seu significado para o futuro do Planeta. 

Embarque nesta edição com Radis. Leia as reportagens completas no site e na edição 247.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Volver arribaVolver