Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Solicitar identificação e diagnóstico viral de referência em culicídeos vetores de febre amarela - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar identificação e diagnóstico viral de referência em culicídeos vetores de febre amarela - Fiocruz IOC/RJ
Descrição

O objetivo deste serviço é realizar a identificação taxonômica baseado nos caracteres morfológicos de mosquitos vetores silvestres e urbanos envolvidos na transmissão da febre amarela e o diagnóstico molecular da infecção pelo vírus amarílico nesses insetos.

A área de abrangência desse serviço oferecido pelo Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários (LATHEMA) compreende os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O LATHEMA abriga ainda a Coleção de Culicidae da Fiocruz (CCULI) com um pouco mais de 5mil espécimes da família Culicidae, incluindo exemplares da região Neotropical, Neártica e Australiana.

O acervo dessa coleção serve de apoio às atividades do serviço de referência do laboratório, solucionando problemas de identificação dos espécimes coletados e oferendo material de referência para consulta em pesquisa, treinamentos e capacitações.

 

 

 

 

Instruções para atendimento
Formalizar a solicitação enviando email para: vetor.febreamarela@ioc.fiocruz.br . Havendo contato prévio por outro e-mail , que não o indicado, mantenha-o copiado também na mensagem.
Solicitantes
  • Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço está disponível para órgãos públicos. Profissional da área de saúde que atuem em laboratório de Serviço e/ou Pesquisa, vinculado a instituições públicas. Órgãos ou entidades públicas.Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, secretarias de saúde estaduais e municipais.
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    A prioridade será daquela instituição localizada em região endêmica.
Etapas do serviço
A instituição deve enviar e-mail e solicitar o serviço de identificação e diagnóstico virológico de vetores coletados em regiões epidêmicas de febre amarela. O serviço só poderá ser executado se todas as etapas seguintes forem cumpridas.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • ofício ou outro documento oficial para solicitação do serviço.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Enviar email para: vetor.febreamarela@ioc.fiocruz.br . Havendo contato prévio com outro profissional do Laboratório de Referência, mantenha-o copiado também na mensagem.
Seguir as orientações descritas nos manuais de coleta e acondicionamento de mosquitos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Envio de uma ou mais amostras na mesma remessa, coletados em diferentes localidades, devem ser identificados de forma inequívoca. Utilizar preferencialmente criotubos de 2 mL e não ultrapassar a quantidade de 20 exemplares por tubo. Amostras enviadas fora da faixa de temperatura recomendada não serão diagnosticadas quanto a presença do vírus da febre amarela.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Ficha de investigação Entomológica
  • Original do ofício ou outro documento oficial para solicitação do serviço

Custos para o solicitante

Todos os públicos

  • Transporte da amostra.:
    Custo vai depender da localidade de onde é feito o envio.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Postal
    Postal: As amostras devem ser enviadas para o endereço do Laboratório: Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Carlos Chagas, sala 414, Manguinhos, Rio de janeiro, cep :21040-900. Preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana. vésperas de feriados. Verifique a legislação vigente sobre a forma de transporte e remessa de material biológico.
  • Presencial
    As amostras devem ser entregues no endereço do Laboratório: Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Carlos Chagas, sala 414, Manguinhos, Rio de janeiro, cep :21040-900. Preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana. Evitar vésperas de feriados.
Os resutados das análises serão entregues ao órgão solicitante através de e-mail , via postal ou presencialmente. O solicitante deverá sinalizar o recebimento através de e-mail ou através de um aceite no documento original.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Envio do laudo para o e-mail disponibilizado pelo solicitante.
  • Presencial
    Entrega presencial do Laudo será feita no Laboratório no endereço : Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Carlos Chagas, sala 414, Manguinhos, Rio de Janeiro, no prazo estabelecido, em mãos a um representante da instituição solicitante.
  • Postal
    Envio do laudo ao endereço disponibilizado pelo solicitante.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
60
Dias corridos
Atualizado em: 01/11/2022
Encontre o serviço
Endereço:
IOC - Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários
Avenida Brasil, 4365, Pavilhão Carlos Chagas, sala 414 Manguinhos
21040-900 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
Serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados. As amostras devem ser entregues no Laboratório, preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana. Evitar vésperas de feriados.
Telefone:
(21) 2562-1262 / (21) 2562-1378 / (21) 2562-1427
E-mail:
vetor.febreamarela@ioc.fiocruz.br
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Volver arribaVolver