Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz divulga lista de coletivos selecionados para o projeto Periferia Brasileira de Letras


07/04/2022

Cooperação Social da Fiocruz / Periferia Brasileira de Letras

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz, a partir da Coordenação de Cooperação Social da Presidência, torna pública a lista de coletivos aprovados no processo de seleção para a Periferia Brasileira de Letras. O resultado foi publicado no site e nas redes sociais do projeto. Ao todo, foram selecionados 12 coletivos de 8 diferentes capitais brasileiras.

Os selecionados terão de entregar de forma digital/eletrônica a seguinte documentação exigida: identidade, CPF e currículo pessoal. Pelo cronograma do projeto, a formação virtual começa em maio. Ao todo, serão quatro meses com encontros virtuais divididos em três etapas: 1) curso para a rede PBL ampliar sua participação na construção de políticas públicas saudáveis sobre o livro, leitura e literatura para territórios periféricos; 2) produção de um documentário que registre a experiência dos coletivos e que registre a diversidade literária produzida em diversas regiões do Brasil; 3) criação de um Fórum e a construção de uma agenda coletiva de articulação política e cultural da rede Periferia Brasileira de Letras para 2022 e 2023.

Cada representante dos coletivos selecionados receberá bolsa de estudos mensal no valor de R$ 1.000 (um mil reais) durante os quatro meses do curso. 

“A seleção dos coletivos literários que integrarão a primeira edição da rede Periferia Brasileira de Letras levou em consideração os seguintes critérios: a quantidade de coletivos inscritos por cidade, seu engajamento territorial, o tempo de atuação, a diversidade de linguagens literárias na formação da rede, a comprovação da sua atuação e as propostas de participação social que desenvolvem em seus territórios.” Explicou Mariane Martins, coordenadora do projeto e integrante da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.

“Foi lindo olhar para o mapa e ver, nas várias capitais, tantos e tão sofisticados modos de fazer literatura mobilizando pessoas nas periferias. Estamos falando de 135 inscrições de coletivos literários! Tivemos dois grandes trabalhos: conseguir selecionar 12 e, através de instrumentos de participação, ajustar um planejamento para acolher os outros 123 ao longo do processo”. Comemora Felipe Eugênio, um dos idealizadores do projeto, também integrante da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.

Lista de coletivos selecionados:

●    Periferia que Lê (Fortaleza)
●    Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Recife)
●    A Pombagem (Salvador)
●    Slam das Mulé (Salvador)
●    Papo Reto (Brasília)
●    Coletivoz (Belo Horizonte)
●    Movimento Poesia de Esquina (Rio de Janeiro) 
●    Rede Baixada Literária (Rio de Janeiro)
●    Kitembo (São Paulo)
●    Beabah! (Porto Alegre)
●    Biblioteca Comunitária Girassol (Porto Alegre)
●    Poetas Vivos (Porto Alegre)

Projeto

A rede PBL é uma plataforma colaborativa que busca, por meio da participação popular de coletivos literários, a construção coletiva de políticas públicas saudáveis para territórios de favelas e periferias. O projeto tem também o objetivo de colaborar para o aprofundamento de um campo que seja agregador das diversas formas de fazer literatura existentes no Brasil, dando visibilidade aos coletivos e grupos participantes dessa rede e, mais ainda, à diversidade da criação literária advinda da classe trabalhadora.

Serviço:
Periferia Brasileira de Letras
e-mail: comunicacao@periferiabrasileiradeletras.org 
Instagram: @periferiabrasileiradeletras_
Facebook: https://www.facebook.com/Periferia-Brasileira-de-Letras-100268772013670
Twitter: https://twitter.com/perifadeletras
Site: https://periferiabrasileiradeletras.org/  

Volver arribaVolver