Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz debate fontes de informação e divulgação científica no Brasil e França


19/10/2022

COC/Fiocruz

Compartilhar:

Meta audaciosa, compreender como jovens buscam e avaliam informações científicas na internet é um tema estratégico para França e Brasil. Foi este o norte do projeto Jovem, Ciência e Internet: um estudo qualitativo na França e no Brasil, apoiado por cinco anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária (Cofecub). A iniciativa será discutida em evento que acontece em 31 de outubro, das 9 às 16h, no auditório do Museu da Vida Fiocruz.

"O projeto se iniciou antes da pandemia e, com a crise sanitária e a desordem informacional, o tema ganhou ainda mais relevância. Em particular, tem sido muito interessante compartilhar o projeto com os pesquisadores franceses, tendo em vista que se trata de dois países com suas especificidades históricas, educacionais, econômicas, culturais e sanitárias, mas cujos desafios neste campo do estudo são similares”, destaca Luisa Massarani, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e coordenadora do projeto pela parte brasileira.

Diferentes metodologias foram utilizadas para abordar a questão da busca e avaliação de informações científicas por diferentes ângulos. Uma das principais hipóteses era uma possível diferença na leitura e na avaliação das informações científicas online em diferentes contextos de busca, uma delas formal e outra não-formal.

"Existem ainda poucos estudos sobre como os jovens buscam e avaliam informações científicas no dia a dia. A maior parte das pesquisas trata do contexto escolar. Nosso objetivo era caracterizar o comportamento de avaliação dos jovens em diferentes contextos, dentro e fora da escola. Outro ponto importante foi a inclusão de participantes de diferentes categorias socioeconômicas, em duas cidades grandes que são comparáveis em vários aspectos, embora se situem em dois países distintos", destaca Mônica Macedo-Rouet, professora e pesquisadora da CY Cergy Paris Université. 

Com apoio da Capes-Cofecub, o evento é organizado pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), pelo curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Museu da Vida Fiocruz. 

Confira a programação completa do evento

Volver arribaVolver