Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Evento aborda 'Saúde, Participação e Governança Territorial Democrática em Manguinhos' (22/3)


21/03/2023

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

O canal Cidades em Movimento apresenta, nesta quarta-feira (22/3) a segunda programação da série Manguinhos: Que Território é Esse?. O debate Saúde, Participação e Governança Territorial Democrática: Reflexões em Manguinhos terá como tema o fortalecimento e a ampliação dos espaços de participação no setor da Saúde como demandas da população. O evento é uma iniciativa do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, e será transmitido ao vivo a partir das 18h.  

Durante o encontro, serão apresentados exemplos de ações coletivas da população de Manguinhos em prol da Saúde nos últimos anos e será tecida – junto aos convidados - uma análise que compreende os desafios da intersetorialidade, da territorialização das políticas públicas e da superação de ações fragmentadas para o viver saudável em territórios vulnerabilizados. 

A apresentação será feita por André Lima, doutor em História das Ciências e da Saúde, membro do colegiado gestor do projeto PTSSCU, da Cooperação Social, e a mediação por Mariane Martins, formada em Filosofia e Desenho Industrial, que integra o mesmo projeto. Priscila Barros, moradora da favela do Jacarezinho, Agente Comunitária de Saúde há 12 anos e graduanda em Serviço Social será uma das debatedoras. Ludmila Oliveira, cientista social e professora de sociologia, moradora de Manguinhos, será a outra participante. Ela já atuou na atenção básica como Agente Comunitária de Saúde e Agente Territorial e é bolsista na Agenda Jovem Fiocruz. 

No evento, será abordado o processo de produção de conhecimento em territórios vulnerabilizados por meio da construção de diagnósticos sócio-políticos em diálogo com atores sociais locais, no qual pesquisadores e gestores acolhem suas análises, denúncias e conhecimentos emergentes por eles produzidos. O debate toma como referencial a metodologia de Pesquisa-Ação-Participativa, inserida em uma perspectiva da construção compartilhada de conhecimento - uma das marcas do agir em cooperação social – e têm como horizonte o fortalecimento dos espaços de governança territorial. 

Volver arribaVolver