Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz divulga resultado da chamada para autores

24/05/2023

Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Para concluir a chamada pública realizada em celebração dos seus 30 anos, a Editora Fiocruz tem a satisfação de anunciar os selecionados no edital para livros autorais a serem publicados até dezembro de 2023.

Foram recebidos vinte originais candidatos a publicação, de várias localidades do país, que contemplam temas relacionados a diversas pesquisas em saúde. Do total de manuscritos recebidos – um importante indicador do interesse da comunidade acadêmica pela publicação de livros –, foram selecionados três.

O processo de avaliação e seleção foi realizado em três etapas e com base em critérios específicos. Na primeira, cada original foi avaliado para checar sua conformidade às demandas do edital e às orientações para publicação constantes na página web da Editora Fiocruz. Na segunda, verificou-se a conformidade do tema com o escopo da Editora, a estrutura da obra, bem como o quanto esta estaria pronta para publicação ainda em 2023. Nessas etapas, os originais foram avaliados por membros do Conselho Editorial.

Para a etapa final, foram selecionados cinco originais para apreciação por comissão composta por especialistas em distintas áreas da saúde coletiva. Em reunião presencial, foram escolhidos três originais para publicação.

Todos os proponentes receberão e-mail da Editora Fiocruz comunicando se o original submetido foi ou não indicado para publicação neste edital.

 

Confira os originais aprovados em ordem alfabética

  • História Global e Brasileira da Aids, Uma (1986-2021) | Autores: Marcos Cueto e Gabriel Lopes (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz)

  • Testosterona: a biografia de um hormônio | Autor: Lucas Tramontano (Instituto Fernandes Figueira, IFF/Fiocruz)

  • Transver o mundo | Autora: Tatiana Clébicar Leite (Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio)

 

Comissão de avaliação dos originais finalistas:

Cristiana Facchinetti (Casa de Oswaldo Cruz, COC/Fiocruz)

Ricardo Ventura Santos (Escola Nacional de Saúde Pública, Ensp/Fiocruz)

Tatiana Wargas de Faria Baptista (Instituto Fernandes Figueira, IFF/Fiocruz)

 

Apoio: Carlos Machado de Freitas (Ensp/Fiocruz, editor científico da Editora Fiocruz), Gilberto Hochman (COC/Fiocruz, editor científico da Editora Fiocruz), João Canossa (editor executivo da Editora Fiocruz) e Geiza Helena Ribeiro das Neves (assistente das editorias da Editora Fiocruz)

Volver arribaVolver