Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Grupo de Trabalho Saúde e Natureza realiza primeira reunião


26/08/2022

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

No dia 24 de agosto, em formato remoto, a Fiocruz, por meio da Coordenação de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) organizou a primeira reunião para instalação do Grupo de Trabalho Saúde e Natureza. De acordo com a Portaria nº 523/22, o GT visa elaborar o Termo de Referência sobre Saúde e Natureza. O prazo para elaboração do TR é de 180 dias.

Participaram da reunião pesquisadores de diversas unidades e áreas da Fiocruz, que apresentam interesse e afinidade pelo tema. Estavam presentes, Guilherme Franco Netto (VPAAPS), Marcelo Rasga (ENSP), Marcelo Firpo (Neepes/ENSP), Marina Fasanello (Neepes/ENSP), Dominichi Miranda (Casa de Oswaldo Cruz) , Virginia Almeida (VPAAPS), Sandra Fraga (VPAAPS), Lorena Covem (VPAAPS) e Silvia Batalha (VPAAPS).

A iniciativa está em consonância com as teses aprovadas no IX Congresso Interno da Fiocruz, realizado entre outubro e dezembro de 2021, nas quais cabe à instituição posicionar a emergente temática de Saúde e Natureza no centro de seu processo de produção em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I, de forma a atualizar o seu papel protagonista frente ao enorme desafio que se apresenta – à humanidade e à natureza - no mundo contemporâneo do século XXI.  

Um dos encaminhamentos da reunião é a realização de um levantamento sobre o que está sendo trabalhado pela Fiocruz relacionado a eta temática e ao referencial teórico já publicado, a fim de definir a abrangência do Termo de Referência que será elaborado por este GT.

A próxima reunião do grupo está agendada para a segunda quinzena de setembro.

 

Volver arribaVolver