Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Solicitar avaliação de vetores (barbeiros) enviados pelo cidadão - Fiocruz/MG

Solicitar avaliação de vetores (barbeiros) enviados pelo cidadão - Fiocruz/MG
1
Descrição

O serviço realiza a avaliação e identificação do vetor da doença de chagas (barbeiro), coletado por qualquer cidadão e enviado para análise no labortório. A avaliação ocorrerá por meio da identificação do inseto ou da foto deste.

Orientação: o inseto deverá ser entregue dentro de um saco plástico ou dentro de um pote seco (sem uso de nenhum liquido).

 

 

 

 

Instruções para atendimento
O solicitante deverá ligar ou enviar e-mail para o serviço de referência para receber instruções de como proceder para coletar e entregar ou, enviar o inseto ou, a foto deste no IRR. Telefones: (31) 33497704, 7763, 7761.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    O serviço pode ser solicitado por qualquer pessoa que encontre um inseto suspeito de ser barbeiro e que tenha dúvida na sua identificação.
    Atendimento prioritário no local: 
    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000. Para os serviços de saúde, caberá ainda a equipe de acolhimento estabelecer a prioridade do atendimento conforme a situação.
Etapas do serviço
As solicitações podem ser pelo envio do inseto ou imagem (foto) do mesmo. Podem ser enviadas fotos pelo aplicativo Triatokey, aplicativo de mensagens (WhatsApp) ou e-mail. O envio do inseto pode ser realizado de forma presencial ou postal. A etapa de coleta só ocorrerá quando for realizado o envio do inseto. O tempo de duração desta etapa é de: até 2 dias úteis

Custos para o solicitante

Todos os públicos

  • Envio postal ou por transportadora:
    O valor irá depender do local de onde a amostra será enviada, do tamanho da mesma e do serviço de envio escolhido

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    No caso de solicitação presencial, o cidadão entrega o barbeiro ou inseto suspeito de ser barbeiro ao serviço, que deve ter sido coletado e acondicionado dentro de potes sem nenhum líquido e devidamente identificado com o nome do capturador, local de encontro e dados para envio do resultado. Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1715, 2o andar, Barro Preto, BH, MG.
  • E-Mail
    No caso de solicitação por e-mail, o cidadão encaminha a foto do inseto suspeito de ser barbeiro, para identificação aos e-mails: silvia.leite@fiocruz.br ou flavia.araujo@fiocruz.br.
  • Postal
    O inseto suspeito de ser barbeiro pode ser enviado pelos correios, acondicionado dentro de potes, sem nenhum líquido, devidamente embalado, identificado com o nome do capturador, local de encontro e dados para envio do resultado. Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1715, 2o andar, Barro Preto, BH, MG, CEP: 30190-009.
  • Aplicativo Móvel
    No caso da solicitação via aplicativo Triatokey, o cidadão preenche os dados e encaminha a foto do inseto suspeito de ser barbeiro no próprio aplicativo. A resposta será dada via aplicativo Triatokey. Endereço: https://triatokey.minas.fiocruz.br ou aplicativo do google play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.fiocruz.cpqrr.triatokey&hl=pt_BR&gl=US
  • Telefone
    No caso da solicitação via aplicativo de mensagem (WhatsApp), o cidadão encaminha a foto do inseto suspeito de ser barbeiro, com o nome do capturador e local de encontro. O resultado é enviado pelo WhatsApp. Celular (31) 997766711.
O laudo será enviado pelo canal ao qual o serviço foi solicitado quando o inseto se tratar de barbeiro: e-mail, presencial, postal, aplicativo de mensagens. Para os casos de identificação pelo Triatokey, o resultado é encaminhado pelo próprio aplicativo, sem o encaminhamento de laudo por outros meios. Quando não se trata de barbeiro o cidadão é informado do resultado (sem laudo), pelo canal de contato. O tempo de duração desta etapa é de: até 5 dias uteis

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    O laudo será enviado para o e-mail do cidadão.
  • Presencial
    O laudo será entregue presencialmente ao cidadão. Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1715, 2o andar, Barro Preto, BH, MG, CEP: 30190-009.
  • Aplicativo Móvel
    A resposta com a identificação será enviada pelo Triatokey.
  • Postal
    O laudo será enviado para o endereço do cidadão, informado na solicitação.
  • Telefone
    No caso da solicitação via aplicativo de mensagem (WhatsApp), o resultado é enviado pelo próprio aplicativo.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Em média
7
Dias úteis
Atualizado em: 09/10/2023
Encontre o serviço
Endereço:
IRR - Laboratório de Referência em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas
Avenida Augusto de Lima, 1715, 2o andar. Barro Preto
30190-002 Belo Horizonte , MG
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
Não funciona nos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
(31) 33497704 / (31) 33497701 / (31) 33497763
E-mail:
silvia.leite@fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Rampa
  • Elevador
  • Intérprete de Libras
Solicitação eletrônica
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Volver arribaVolver