Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Retrospectiva: veja as ações de Ciência Aberta realizadas em 2022


16/01/2023

Luisa Picanço

Share:

O ano de 2022 foi de diversas conquistas para a Ciência Aberta na Fiocruz. No mês de janeiro de 2023, vale uma retrospectiva para exaltar tantos feitos, que serão apresentados em ordem cronológica, com um infográfico de linha do tempo.ao final. Confira!

No primeiro semestre, a área começou o ano com a disciplina transversal de Ciência Aberta para o programa VigiFronteiras: um programa com o intuito de contribuir para o fortalecimento, aprimoramento e qualificação dos profissionais e das ações e serviços de vigilância em saúde, que atua nas respostas às ações de vigilância em saúde e nas emergências de saúde pública de importância nacional e internacional. Esta disciplina também foi ofertada em outros momentos do ano para diferentes áreas da Fiocruz. 

Arca Dados

Outro momento importante para a Fiocruz foi o da publicação dos termos de uso do Arca Dados. O Arca dados é o repositório oficial da Fiocruz para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outros Institutos ou órgãos de pesquisa, com o objetivo de fomentar novas pesquisas, garantir a reprodutibilidade ou replicabilidade de pesquisas existentes e promover uma Ciência Aberta e Cidadã.

E ainda no primeiro semestre, a área conseguiu a aprovação do projeto de pesquisa sobre ciência cidadã em emergências sanitárias na Chamada Universal do CNPq, A Chamada Universal apoia projetos de pesquisa que possam contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.

Parceria com o IBICT e com a Universidade de Oxford

No ano passado, o Observatório em CT&I da Fiocruz firmou parceria com Ibict para aprimorar a informação dos indicadores da instituição que em seguida se tornou um acordo de cooperação entre as partes. A Fiocruz também passou a coordenar um marco do 5º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto.

Foi ainda na primeira metade de 2022 que a Fiocruz firmou uma cooperação internacional com a Universidade de Oxford. A parceria trata-se de um plano de trabalho coordenado pela The Global Health Network (TGHN) que envolve a Fiocruz como referência na América Latina para a construção de capacidades de pesquisa e de ciência de dados em saúde. O projeto envolve ainda instituições parceiras na África e na Ásia para fortalecer redes de cooperação sul-sul.

Outro destaque foi o lançamento das informações do Programa de Controle da Doença de Chagas no Arca Dados. Os dados informados, históricos para a área de Doença de Chagas em Minas Gerais, tornaram-se disponíveis para pesquisadores do mundo todo.

Eventos em Ciência Aberta
Foi no segundo semestre que a área de informação e comunicação da Presidência da Fiocruz fortaleceu o tema de Ciência Aberta e seus subtemas dentro e fora da instituição. 

A área participou da live “Transparência em Ciência” com mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta dentro dos marcos do governo federal.  

Também foi na segunda metade do ano que a Fiocruz promoveu uma discussão sobre indicadores para ciência cidadã e a área de informação e comunicação contribuiu para o debate sobre o tema no Encontro Virtual de Divulgação Científica da Fundação. Assim como participou do encontro brasileiro de repositórios digitais.

Acesso Aberto e atualizações
Não houve só participação, como também elaboração de eventos, como o feito em parceria com o Ibict, o Segundo Seminário de Ciência de dados para a Ciência.

O ano contou ainda com a atualização do Portal de Periódicos da Fiocruz, assim como a organização com diferentes unidades da Fundação da chamada Semana Internacional do Acesso Aberto.  Além disso, muitos indicadores do Observatório de CT&I em saúde foram atualizados. O último do ano foi o de grupos de pesquisa na Fundação

Na área de informação e comunicação também não faltaram vídeos! Um deles foi especial, com depoimentos de pesquisadores ao utilizarem o Arca Dados.

Também foram produzidos dois tutoriais para facilitar o uso dos indicadores do Observatório de CT&I em Saúde. E, claro, foi feito um vídeo especialmente para mostrar as novidades da atualização do Portal de Periódicos. 

Veja no infográfico 12 dos destaques da área em 2022:


 

Back to the topBack