19/05/2023
Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz
Na quarta-feira, dia 24 de maio, das 10h às 13h, será realizado o seminário “Resistências e Lutas dos povos e comunidades Tradicionais dos Cerrados Brasileiros I”, com a participação do Carlos Walter Porto-Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense; Fernanda Savicki, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); Aline Gurgel, da Fiocruz Pernambuco; e João Arriscado, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
Também participam do evento Antônio Apinajé, da Associação União das Aldeias Apinajé (PEMPXÁ) e Emília Costa, do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), ambos da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. A atividade será coordenada por Guilherme Franco Netto, do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS/Fiocruz).
A atividade faz parte da primeira etapa da pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida”, desenvolvida no âmbito da cooperação internacional entre a Fiocruz e o CES. Essa primeira parte será finalizada no dia 7 de junho com a realização do último seminário.
Para assistir o seminário, acesse o canal do YouTube da ENSP.
Saiba mais sobre a pesquisa.
Mais em outros sítios da Fiocruz