Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Publicada versão em espanhol da política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para a pesquisa

09/07/2021

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Já está disponível para download a versão em espanhol da Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para a Pesquisa, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O documento representa mais uma etapa concluída no âmbito da abertura de dados na pesquisa científica. Pode ser acessado livremente pelo repositório institucional Arca, que reúne em um único link todas as versões da Política.

A publicação já contava com duas versões: uma em português e outra em inglês, desde que o documento foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, em setembro de 2020. Ambas foram disponibilizadas para o público em dezembro de 2020. Agora, de forma a expandir o acesso à Política, a Fiocruz entendeu a necessidade de publicar uma versão para os países falantes da língua espanhola.

Confira trecho da política em espanhol: Ciencia Abierta es un movimiento internacional que propone cambios estructurales en la forma como se produce, organiza, intercambia y reutiliza el conocimiento científico, entendido como un nuevo modo de hacer ciencia, más colaborativo, transparente y sustentable. (...) Además del acceso abierto a los resultados de las investigaciones, el término puede contemplar prácticas como: el intercambio y el acceso a los métodos y datos utilizados en las investigaciones, la publicación de los datos de investigación e, incluso, la participación de los ciudadanos en la determinación de prioridades de la agenda de investigación y en el proceso de producción del conocimiento. (...) El énfasis del presente documento está en la gestión, intercambio y apertura de los datos recolectados o generados durante la investigación, como oportunidad para fomentar la colaboración entre investigadores, el avance del conocimiento y la creación de soluciones que satisfagan las demandas de la sociedad.

Um marco na instituição e na discussão da Ciência Aberta

Quando foi publicada, no ano passado, a Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para a Pesquisa significou um passo largo na apropriação da Fiocruz, de modo crítico, ao movimento da Ciência Aberta. Ao imprimir princípios e diretrizes sobre como abrir os dados da pesquisa científica, a publicação compartilhou com toda a sociedade os valores e compromissos da Fiocruz, ampliando e democratizando o acesso sobre os processos de troca e geração do conhecimento científico na instituição. 

Com o documento, profissionais, parceiros e toda a sociedade podem acompanhar as iniciativas em andamento: o desenvolvimento de estruturas, a capacitação profissional e apoio aos pesquisadores. Clique aqui para ler mais.

 

*com informações de Flávia Lobato.

Volver arribaVolver