Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Pesquisadora da Fiocruz é uma das personagens de minissérie documental do Canal Brasil


21/09/2021

Simone Kabarite

Compartilhar:

Um relatório feito pelo Instituto Marielle Franco e o Movimento Mulheres Negras Decidem foi o pontapé para a produção da minissérie documental “Para Onde Vamos?”, que o Canal Brasil estreou e está disponível no Globoplay. Os três episódios mostram a luta de cinco mulheres negras e seus campos de ação em busca de igualdade. Uma delas é a pesquisadora e coordenadora adjunta da Fiocruz-PI Elaine Ferreira do Nascimento, cuja forte atuação à frente de estudos envolvendo populações marginalizadas, mais recentemente durante a pandemia de Covid-19, ganhou destaque no documentário.

Além de Elaine, a produção ouviu a escritora, professora e diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco; a deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG), a quinta mais votada em seu estado na eleição de 2018; a pesquisadora e coordenadora adjunta da Fiocruz-PI Elaine Ferreira do Nascimento, com atuação direta junto às populações marginalizadas durante a pandemia de Covid-19; a professora Paula Beatriz de Souza Cruz, primeira transexual a dirigir uma escola pública em São Paulo; e a socióloga Vilma Reis, uma das fundadoras do Levante Feminista contra o Feminicídio.

O relatório de mesmo nome da minissérie ouviu 250 mulheres negras de todo o Brasil e aponta que 74% delas estão envolvidas em projetos sociais, das quais 62% participam de alguma ação contra a Covid-19. As filmagens aconteceram durante a pandemia, respeitando todos os protocolos de segurança.

* Com informações de O Globo

Volver arribaVolver