Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

FSM 2023 debaterá os impactos na Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e Saúde Indígena decorrentes do Garimpo na região Amazônica


19/01/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Com o tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) será realizado de 23 a 28 de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), em Porto Alegre. O Fórum é um espaço importante de debate organizado por organizações e movimentos sociais de vários países e tem por objetivo propor alternativas para uma transformação social global.

Entre as atividades do FSM está prevista a mesa “Impactos na Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e Saúde Indígena decorrentes do Garimpo na região Amazônica”. O debate acontecerá a partir das 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar) e também será transmitido pelo YouTube da RedeCanaisProgressistas.

A mesa será coordenada por Hermano Albuquerque de Castro - Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde; Maria Juliana Moura Corrêa - Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DSAST/SVSA/MS); e Weibe Tapeba - Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS). 

Os palestrantes são: Marco Pérez - médico especialista em Saúde do Trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas (Cerest/Campinas) e integrante do Grupo Temático de Saúde do Trabalhador da Abrasco; Martha de Freitas – representante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração e Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança;  Diogo Rocha – integrante do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Abrasco e do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde; e  Camila Rabello Amui - engenheira ambiental da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS).

Volver arribaVolver