Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz lançará GT Saúde de Populações do Campo, Floresta e Águas na perspectiva do direito à saúde e dos bens comuns


17/06/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) realizará o lançamento do Grupo de Trabalho Saúde de Populações do Campo, Floresta e Águas da Fiocruz. O evento será realizado no dia 22 de junho. 
Instituído por meio da Portaria da Presidência da Fiocruz nº 93/2022, o grupo faz parte de um processo de construção coletiva que responde diretamente a uma diretriz estratégica do Programa Fiocruz Unida pela Vida e do Relatório Final do IX Congresso Interno da Fiocruz. O objetivo é atuar na perspectiva do direito à saúde e dos bens comuns. 

O Grupo de Trabalho (GT), no âmbito da Câmara Técnica de Ambiente e articulada com a Câmara Técnica de Atenção Integral e à Saúde e a Câmara Técnica de Promoção da Saúde (coordenadas pela VPAAPS), e demais Câmaras Técnicas da Presidência, é composto por pesquisadores que atuam no tema de Saúde dos Povos e das Populações do Campo, da Floresta e das Águas na Fiocruz, e poderá ser ampliado, a qualquer tempo, a partir das necessidades identificadas pelo grupo e/ou atualizado por mudança de representantes para compô-lo. 

De acordo com a portaria, o GT visa assessorar a Presidência da Fiocruz no conhecimento, compreensão, aplicação, análise, avaliação e síntese relacionados ao tema; articular com unidades, escritórios e outros GTs da Fiocruz para subsidiar discussões e apoiar a produção de conhecimento compartilhado que identifiquem soluções e inovações de saúde pública; contribuir na promoção da interlocução com governos, instituições e movimentos sociais nacionais e internacionais visando propor e fortalecer políticas públicas em favor da saúde das populações do campo, floresta e das águas; induzir processos estratégicos na pesquisa, educação, formação e cooperação relativos ao tema; e subsidiar os processos de comunicação.

Volver arribaVolver