Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz apresenta sistematização sobre a 4ª edição do Diplomado Internacional em Agroecologia para a Sustentabilidade


06/04/2022

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

A Agenda de Saúde e Agroecologia, vinculada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), divulgou no dia 31 de março o documento de sistematização com reflexões sobre a participação de trabalhadoras/es da Fiocruz na 4ª edição do Diplomado Internacional em Agroecologia para a Sustentabilidade. O curso foi promovido pela Universidad Autónoma de Querétaro e pela Universidad Veracruzana Intercultural, sediadas no México, entre agosto de 2020 a fevereiro de 2021.

O Diplomado foi realizado de forma virtual, com o objetivo de promover uma visão integral da perspectiva agroecológica e uma análise sistêmica dos problemas ambientais da América Latina no contexto da crise causada pela pandemia do coronavírus.

Participaram da formação 254 pesquisadoras e pesquisadores da Agroecologia de toda a América Latina e Espanha, abarcando 53 representantes do Brasil, 20 deles da Fiocruz, distribuídos em 13 unidades e programas da instituição:  Fiocruz Mata Atlântica (RJ), Fiocruz Brasília (DF), Escritório Regional do Mato Grosso do Sul (MS), Fórum Itaboraí (RJ), Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina (VPAAPS/RJ), Terrapia (Programa Fiocruz Saudável, RJ), Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp, RJ), Instituto Aggeu Magalhães (PE) e Instituto Gonçalo Moniz (BA).

A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) apoiou esta edição e, a partir disso, a Fiocruz também se aproximou desse processo de aprendizagem. Para a sistematização do documento, a Coordenação da Agenda de Saúde e Agroecologia organizou uma oficina de avaliação conjunta do Diplomado no dia 14 de maio de 2021. O aprofundamento das discussões acerca do eixo temático da saúde e agroecologia e o desejo de dar continuidade às interações em redes construídas ao longo do curso motivaram a realização da sistematização.

Foram ricas as reflexões coletivas quanto à atuação da Fiocruz no tema da agroecologia. Um dos apontamentos mostra a necessidade de maior frequência de participação em processos que aproximam representantes das unidades e grupos com experiências de agroecologia na Fiocruz.

Os diplomados também destacaram a importância de intercâmbios sobre agroecologia entre a Fiocruz, movimentos e organizações sociais, tais como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a ABA-Agroecologia e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre outras instituições de saúde na América Latina.

Para a coordenação da Agenda de Saúde e Agroecologia, não restam dúvidas que, diante da atual crise sanitária, é necessária e urgente a conexão entre as lutas da saúde coletiva e da agroecologia. “Apostamos incansavelmente na construção de mais espaços para que todas e todos possam participar, ser ouvidas/os e ser agentes na tomada de decisões que manterão acesas as fogueiras que nutrem e movem a resistência latino-americana”.

A íntegra do documento pode ser acessada aqui: Diplomado Internacional em Agroecologia

 

Volver arribaVolver