Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Equipe do PITSS vivencia dinâmica da comercialização de alimentos em feiras livres em municípios do Maciço de Baturité/CE


22/03/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, uma equipe do Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) acompanhou no Ceará atividades relacionadas ao projeto "Reflexos da pandemia de Covid-19 na venda de alimentos em feiras livres no Maciço de Baturité-CE: estudo misto sobre segurança alimentar e sustentabilidade". 


 
Coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Ceará, Marcio Moura, o projeto foi aprovado pelo edital Inova/PITSS voltado a territórios sustentáveis e saudáveis no contexto da pandemia. De acordo com Moura, o objetivo da pesquisa é conhecer as mudanças no processo de venda de alimentos em feiras livres na região do Maciço de Baturité - região serrana do estado do Ceará – a partir da pandemia de Covid-19. O estudo abrange 13 municípios no Maciço de Baturité.
 
Nesta região as feiras ultrapassam a comercialização de alimentos. Segundo o coordenador, trata-se de uma forma de organização social, subsistência e socialização das pessoas que saem de áreas rurais para vender os alimentos nos centros desses municípios. 
 
“A pandemia paralisou esses aparelhos sociais, trouxe regras e modificou a experiência de ir a feiras. Em muitos municípios os feirantes e os consumidores se organizaram e inclusive lutaram para garantir a continuidade das feiras durante a pandemia. Essa é uma ação não apenas de subsistência econômica, mas também de luta pela segurança alimentar dessas comunidades.”, ressaltou.


 
Para conhecer a realidade dessas comunidades, durante quatro dias, a equipe do PITSS vivenciou o dia a dia dos feirantes em dois territórios. Na feira da agricultura familiar e economia solidária de Aratuba acompanharam a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal, doces, plantas e outros alimentos. 
 
O segundo local visitado foi a feira do município de Barreira, que também comercializa produtos de origem vegetal e animal, além de artesanato. A equipe conheceu um sítio de produção orgânica de cajuína, mel e polpas de frutas, e dialogaram com uma família de produtores rurais que vendem seus produtos na feira, acompanhando também o processo de produção da cajuína.  

Volver arribaVolver