Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Realizar consulta ambulatorial em genética médica - Fiocruz IFF/RJ

Realizar consulta ambulatorial em genética médica - Fiocruz IFF/RJ
Descrição

A Consulta em Genética Médica tem como objetivo avaliar e diagnosticar bebês e seus familiares com anomalias congênitas e outras doenças e oferecer tratamento (caso exista).

Uma anomalia congênita é uma alteração na estrutura ou função do corpo desde que a pessoa nasce. Pode ser algo pequeno, como uma marca de nascença, ou algo mais sério, como um problema cardíaco (no coração). No serviço, os pacientes e familiares recebem informações e orientação sobre a doença e terapias de apoio.  

Instruções para atendimento
O agendamento deve será realizado via Sistema de Regulação (SISREG), após consulta e encaminhamento da rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento será realizado por ordem de chegada no dia marcado pelo Sistema de Regulação (SISREG).
Solicitantes
  • Cidadãos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Para ser atendido o usuário deverá ter passado por consulta prévia na unidade de Atenção Primária de Saúde e ter sido encaminhado pelo profissional responsável através do Sistema de Regulação (Sisreg)
    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridade no atendimento os pacientes que apresentarem genitália ambígua, recém nascido com suspeita de erro inato do metabolismo, osteogênese imperfeita ou patologia genética crítica à saúde do bebê.
Etapas do serviço
Na recepção do IFF apresentar documento de identificação pessoal. No Arquivo Médico identificar-se para abertura do prontuário e geração do Cartão de Identificação do IFF. Na recepção do Ambulatório de Genética entregar o Cartão de Identificação do IFF e a Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia de Encaminhamento do Sistema de Regulação - SISREG
  • Carteira de Identidade

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na recepção de entrada do IFF, no Arquivo Médico e na recepção do Ambulatório de Genética. Estes canais estão situados na Avenida Rui Barbosa 716, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de espera: Até 45 minutos
Esta etapa consiste em entrevista, exame físico e avaliação de exames, se existirem. A depender do diagnóstico, o paciente poderá ser orientado a realizar algum tipo de tratamento.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Exames

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na sala de consulta do Ambulatório de Genética situado na Avenida Rui Barbosa 716, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. Tempo de espera: Até 45 minutos
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
2
Horas
Atualizado em: 14/03/2024
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Nacional Fernandes Figueira
Avenida Rui Barbosa, 716 Flamengo
22250-020 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
(21) 25541709
E-mail:
genetica@iff.fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Elevador


Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Volver arribaVolver