Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Como profissionais de saúde podem obter mais informações sobre o vírus zika?

6235
6235
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Como profissionais de saúde podem obter mais informações sobre o vírus zika?

19/12/2019
Compartilhar:

Atualizada em 14/12/2023: Há diversos materiais gratuitos na internet sobre zika: 

- Recém-lançado, o livro "Epidemia da Zika e seus desdobramentos – uma abordagem multidisciplinar e integrativa dos seus efeitos no Brasil" apresenta achados relevantes e descreve as pesquisas da Plataforma Zika, que mobilizou instituições nacionais e internacionais para aprimorar o conhecimento sobre a Zika e apoiar a adoção de políticas públicas nessa área. A plataforma tem coordenação do Cidacs/Fiocruz Bahia e da Fiocruz Brasília. O financiamento é do Ministério da Saúde.  

 

- "Zika: abordagem clínica na atenção básica" tem caráter autoinstrucional, ou seja, você acessa o conteúdo segundo a sua disponibilidade. Pontos relevantes: aspectos epidemiológicos, prevenção, quadro clínico e abordagem de pessoas com Zika , cuidados com as gestantes e os recém-nascidos com síndrome congênita. Trata-se de um compêndio do curso oferecido pela UNA-SUS, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Saúde (SGTES), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

- O site do Projeto Zikalab contém o manual "Laboratório de formação do trabalhador de saúde no contexto do vírus zika" (2018), dentre outros materiais. Promovido pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), com apoio da Fiocruz Brasília, o #Zikalab nasceu para capacitar profissionais que atuam na linha de frente das emergências causadas pelo vírus zika.  
 
- "Guia prático de direitos para profissionais de saúde e famílias de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus no Rio de Janeiro" - publicado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
 
Fontes: Agência Fiocruz de Notícias, Campus Virtual, Portal Fiocruz

 
 

24/02/2016 - A Fiocruz Mato Grosso do Sul, juntamente com outras instituições, está oferecendo um curso online sobre o vírus zika para profissionais de saúde de nível superior da atenção básica. Com o tema “Zika: abordagem clínica na atenção básica”, o curso está com as inscrições abertas e profissionais de todo o território nacional podem participar. Entre os conteúdos previstos estão questões relacionadas à suspeita, notificação, investigação, diagnóstico e conduta nos casos e situações tratadas nos protocolos aprovados pelo Ministério da Saúde para zika. O curso contará com atividades interativas, estudo de casos clínicos e vídeos com especialistas e entrevistas e serão disponibilizados livros e outros conteúdos referentes ao tema em biblioteca virtual, com o objetivo de complementar as aulas. Mais informações em http://unasus.gov.br/cursos/zika.

 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias 

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo
Foto mostra livros
Formação aborda vigilância epidemiológica

Avalie este conteúdo

Volver arribaVolver