Como consigo informações sobre os cuidados necessários para uma viagem para áreas com maior risco de infecção pela febre amarela?
Atualizado em 25/10/2023. No portal do Ministério da Saúde há uma área sobre saúde do viajante (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-viajante) com diversas informações a respeito das vacinas necessárias e outros cuidados.
O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também disponibiliza uma área com dicas para sua viagem (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/cruzeiros/dicas-de-saude).
Além disso, existem os centros de informação para viajantes no país, muitos deles ligados a universidades e secretarias de saúde estaduais e municipais. Verifique o centro mais próximo da sua residência.
No Rio de Janeiro, a Fiocruz oferece essas orientações no Centro de Informações Para Viajantes (Cives), localizado no o Instituto Nacional de Infectologia (INI), onde é possível obter as informações necessárias sobre questões referentes a países que sofrem de surtos, assim como outras orientações médicas para viajantes. O contato pode ser feito através do telefone 3865-9124/9125, para agendamento de consulta.
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Perguntas relacionadas