Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Já existem protocolos definidos para o tratamento das dores associadas à Chikungunya?

5963
5963
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Já existem protocolos definidos para o tratamento das dores associadas à Chikungunya?

11/07/2019
Share:

Atualizada em 14/12/2023: "O guia “Chikungunya: manejo clínico” foi elaborado pelo Ministério da Saúde para orientar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce e o manejo adequado da doença. Com uma abordagem diferenciada para o tratamento da dor nas diferentes fases da doença (aguda, subaguda e crônica) e grupos etários, o manual considera o uso de escalas de dor para direcionar a escolha da terapêutica.

 

A chikungunya é uma doença febril cuja característica clínica mais importante e debilitante é a dor nas articulações (artralgia), mas como há manifestações parecidas com as da dengue e da Zika, o guia possui um quadro para cada uma dessas enfermidades. Além disso, apresenta os sinais e sintomas mais frequentes da chikungunya, com imagens que demonstram formas típicas de diferentes lesões. Também são abordadas manifestações atípicas e graves, que podem ser ocasionadas por efeitos diretos do vírus, pela resposta imunológica ou pela toxicidade de medicamentos.

 

Fonte: Ministério da Saúde 

 

 

Ainda não há estudos clínicos que mostrem qual o melhor tratamento para a síndrome álgica pós-Chikungunya e não temos ainda protocolos bem definidos sobre uso dos diferentes anti-inflamatórios e analgésicos. A secretaria de saúde do Recife lançou um protocolo (disponível neste link) e inclui também um questionário modelo para avaliar a intensidade da dor.

Fonte: Marilia Santini de Oliveira, pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz)

 

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Avalie este conteúdo

Back to the topBack