Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Vacinas

Livro: VACINAS

Autores: Jorlan Fernandes, Natália Maria Lanzarini, Akira Homma, Elba Regina Sampaio de Lemos

🏆 Vencedor na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

 

As vacinas e os processos que envolvem a vacinação estão no centro dos debates sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em meio à emergência global, falar sobre a trajetória das vacinas tem sido fundamental para reforçar a importância coletiva do ato de vacinar. Vacinas, livro que integra a coleção Temas em Saúde, aprofunda as informações sobre o tema diante desse contexto.

Escrito por especialistas de diferentes gerações de pesquisadores da Fiocruz (Jorlan Fernandes, Natália Lanzarini, Akira Homma e Elba Lemos), o título busca discutir o papel das imunizações na prevenção e no controle de doenças infecciosas ao longo da história.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou clique aqui para assistir.

Com as discussões sobre vacinas e cobertura vacinal ganhando atenção especial por parte da mídia e da população em geral, os leitores encontram no texto questões que se tornaram corriqueiras na agenda pública, como ensaios clínicos, vacina de vetor viralvacina de mRNA e imunidade de rebanho. "Além disso, discutimos aspectos especiais e muito atuais, como o crescimento exponencial das fake news, a hesitação em vacinar e o aumento do movimento antivacinas", afirma a biomédica Natália Lanzarini. 

Segundo os autores, o êxito das vacinas para a sociedade moderna acabou fazendo com que muitos perdessem o foco e passassem a questionar - sem embasamento científico - a importância da vacinação. Ao evitar milhões de mortes anuais em decorrência de doenças transmissíveis, as vacinas se tornaram vítimas do seu próprio sucesso, enfatizam os especialistas. "A hesitação em se vacinar se tornou uma das dez maiores ameaças globais à saúde", ressalta o farmacêutico Jorlan Fernandes. "Frente a esse cenário, o volume auxilia os leitores a se familiarizarem com esse universo tão complexo. Todo o texto foi construído com foco naqueles que, seja por curiosidade, interesse ou necessidade profissional, queiram compreender os conceitos-chave e os aspectos históricos e tecnológicos desses imunobiológicos", complementa o pesquisador.    

Os seis capítulos do livro guiam o público por diferentes áreas que permeiam a vacinação, contemplando desde a definição, a história e a relevância das vacinas, passando pelos desafios e perspectivas sobre o assunto e incluindo a compreensão atual das vacinas e das estratégias de vacinação. Toda a abordagem da obra enfatiza, no caso do Brasil, a ação do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em um dos capítulos, intitulado Brasil na Vanguarda, a criação do PNI - um dos programas de vacinação mais completos do mundo - é destacada, reforçando o seu papel de referência internacional de política pública de saúde bem-sucedida.

Sobre os autores
Mestre e doutor em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com período sanduíche na Public Health England (Inglaterra), Jorlan Fernandes é graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Plínio Leite (Unipli). É pós-doutorando no Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC/Fiocruz. 

Mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/Fiocruz e doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com período sanduíche na Universidade de Pisa (Itália), Natália Maria Lanzarini é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pós-doutoranda no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC/Fiocruz.

Assessor científico sênior do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos), Akira Homma é doutor em Ciências Biológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Fiocruz, no período 1989-1990, e diretor de Bio-Manguinhos. Coordenou o Programa de Autossuficiência Nacional de Imunobiológicos do Ministério da Saúde e foi assessor regional de imunobiológicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2014, foi eleito pela organização internacional Vaccination uma das 50 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo. É um dos autores de Poliomielite no Brasil: do reconhecimento da doença ao fim da transmissão, título lançado pela Editora Fiocruz em 2019.  

Mestre e doutora em Medicina Tropical pelo IOC/Fiocruz, Elba Regina Sampaio de Lemos é pesquisadora titular em saúde pública e chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC/Fiocruz. É médica graduada pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ), com residência em clínica médica no Hospital Federal da Lagoa. É coorganizadora de Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança, publicado em 2014 pela Editora Fiocruz. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
Vacinas é a sexta publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e o título foi um dos aprovados.

ESGOTADO (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 164 páginas

 

Reservar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2021
ISBN (impresso): 978-65-5708-035-1
eISBN (digital): 978-65-5708-107-5

Apresentação
1. Um Breve Histórico sobre o Desenvolvimento de Vacinas
2. O Que São Vacinas?
3. Por Que Vacinamos?
4. Brasil na Vanguarda: o Programa Nacional de Imunizações
5. Desafios da Vacinação no Século XXI
6. Reflexões e Perspectivas
Referências
Abreviações de Vacinas Mencionadas
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Back to the topBack