Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Vídeo traz orientações para profissionais de saúde no enfrentamento do Covid-19


14/04/2020

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (CCS)

Compartilhar:

Está disponível no Portal Fiocruz vídeo onde a pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, aborda as medidas que devem ser adotadas por profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Dalcolmo enfatiza a necessidade de que todas as unidades de saúde tenham um plano de contingência, de modo a garantir a separação de pessoas infectadas pelo Covid-19 dos demais pacientes. 

A pesquisadora reafirma que é necessário garantir aos profissionais os equipamentos de proteção adequados, como máscaras e luvas, além de serem observados os cuidados de assepsia e antissepsia de superfícies e objetos. Aos que atuam nas casas em comunidades, ela lembra a importância de repassarem aos moradores os cuidados de higiene que devem ser adotados, mesmo levando em conta as dificuldades nessas localidades.

Dalcolmo defende que o isolamento social deve ser aconselhado às pessoas como medida mais efetiva nesse momento, assim como deve ser desestimulada a ida às unidades de saúde com sintomas de um simples resfriado.

O vídeo foi produzido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. 

Assista a outros vídeos sobre a pandemia.
 

Volver arribaVolver