13/08/2021
Ascom/Cogepe
A equipe do projeto Diálogos com a Enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho, do Programa Fiocruz Saudável, lançou virtualmente, na última terça-feira (10/8), a Cartilha de Orientação à Trabalhadora Gestante e Lactante da Fiocruz. Visando contribuir com orientações destinadas às gestantes, lactantes e gestores, a equipe da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) elaborou um material informativo voltado para o auxílio no acolhimento dessas mães no retorno ao trabalho e durante a pandemia da Covid-19. A publicação conta com a participação de psicólogos, nutricionistas, médicos, farmacêuticas, ergonomistas, dentre outros profissionais. Clique aqui e acesse a Cartilha de Orientação à Trabalhadora Gestante e Lactante da Fiocruz.
Na ocasião do lançamento, os autores dos capítulos fizeram uma rápida apresentação sobre os temas que abordaram, dentre eles estão: maternidade e trabalho, fragilidades emocionais na gestação e retorno ao trabalho, direitos da trabalhadora gestante, alimentação adequada e saudável da gestante no ambiente de trabalho, atividade física, uso de medicamentos, dentre outros. As enfermeiras e servidoras Isis Brasil e Michelle Caldas, responsáveis pelo projeto, realizaram a abertura do evento, que teve ainda participação da coordenadora da Cogepe, Andréa da Luz, e da coordenadora da CST, Marisa Augusta.
Sobre o evento
Na abertura do evento, Isis Brasil compartilhou um pouco da história do Diálogos com a Enfermagem. Inaugurada em 2018, a inciativa tem como objetivo orientar acerca de assuntos relacionados à maternidade, a partir de encontros periódicos com as mães trabalhadoras da Fiocruz, contando sempre com especialistas convidados para debater temas sobre a maternidade e sua relação com o trabalho. Em seguida, Andréa da Luz agradeceu a iniciativa do projeto de criar uma cartilha de orientações e destacou que o documento chegou em um momento oportuno, pois a pandemia de Covid-19 tornou mais visível o quão pesado pode ser para a mulher conciliar trabalho, filhos e casa. “Precisamos reconhecer o quão difícil tem sido para as mulheres gestantes e lactantes viver nesse mundo da pandemia. O cuidado que é preciso ter, não só com as crianças, mas com elas próprias pode ser exaustivo e poder contar com as orientações de uma cartilha pensada especialmente para elas, faz toda a diferença”, enfatizou.
Marisa Augusta de Oliveira salientou a importância do apoio institucional da Fiocruz às trabalhadoras gestantes e lactantes, lembrando que somente após um ano de pandemia essas mulheres tiveram seu direito de serem afastadas do ambiente de trabalho assegurado por lei e que, ainda assim, algumas instituições resistem no cumprimento dessa lei. “Sem o apoio institucional, fica muito difícil para qualquer projeto se concretizar, sobretudo no que se refere à ampliação de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, por isso o apoio da gestão é tão essencial na concretização do que queremos como uma Fiocruz saudável. Além disso, precisamos que o conjunto de trabalhadores da instituição, bem como as instâncias de gestão, apoiem e entendam as necessidades dessas mulheres, para que elas se sintam tranquilas, compreendidas e acolhidas no processo de trabalho e vida. E é nesse sentido, que a saúde do trabalhador se coloca à frente no que diz respeito ao pleito em relação à equidade, tendo em vista as disparidades sócio-históricas em que a mulher está inserida, em especial no mundo do trabalho, onde temos o exemplo da pandemia, em que somente após um ano criou-se uma lei que retirou essas mulheres gestantes do local de trabalho e as colocou em trabalho remoto. São essas situações, que nos mostram o quanto iniciativas como a criação dessa cartilha, ainda são necessárias e urgentes”, reforçou.
A íntegra da Live está disponível no canal da Cogepe no Youtube, clique aqui para acessá-la.
Sobre o Diálogos com a Enfermagem
O Diálogos com a Enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho faz parte do Programa Fiocruz Saudável, que tem como objetivo integrar as dimensões de saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental para desenvolver ações concretas que resultem na melhoria da saúde dos trabalhadores da comunidade Fiocruz. Para cumprir esses objetivos, o Programa desenvolve ações que incentivam a participação dos trabalhadores em ações e estratégias que visam a promoção da saúde do trabalhador, bem como, a diminuição de riscos à saúde e redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da instituição. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail: enfermagem.nust@fiocruz.br.